A secretaria municipal de Saúde de Londrina oferece grupos de prática corporal e atividade física para usuários de todas as Unidades Básicas de Saúde. Esses encontros são conduzidos pelas equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), as eMulti (antigo NASF), em todas as regiões da cidade.

Para atender as 53 UBS de Londrina, a cidade conta com sete equipes eMulti. Na área urbana, os profissionais de educação física conduzem os grupos de atividade física; já os fisioterapeutas, que atuam na área urbana e distritos, coordenam grupos de práticas corporais, envolvendo reabilitação e pacientes com dores crônicas.

Geralmente, a comunidade se reúne duas vezes por semana para as atividades físicas, em aulas animadas e com bastante movimento, com duração de uma hora. A população idosa representa a maioria dos participantes, mas os grupos são abertos a outras faixas etárias.

DO AQUECIMENTO AO ALONGAMENTO

A educadora física e integrante do eMulti, Anne Cristine Becchi, atende nas UBS Vila Brasil, Vila Casoni, Centro, Guanabara e Cafezal. Cada do encontro dos grupos que ela coordena tem a participação, em média, de 30 a 60 pessoas. Por causa da grande presença, os participantes são levados a praças, salões de igrejas, quadras esportivas e outros espaços do bairro.

“O objetivo principal é estimular a prática da atividade física através de exercícios específicos com enfoque no aspecto motor, biopsicossocial, condicionamento físico, emagrecimento, bem-estar, alívio de dores, e melhora da saúde e qualidade de vida”, explica Becchi.

Para isso, ela divide a aula em três momentos. O primeiro envolve práticas de aquecimento e mobilidade articular, seguido de exercícios de fortalecimento, coordenação e equilíbrio. Por fim, são realizados exercícios de alongamento.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, mais do que os tratamentos e intervenções, as ações de prevenção e promoção da saúde são pilares da Atenção Primária e uma das suas principais atribuições. “E essas ações, que nós fazemos através da equipe multiprofissional, são fundamentais. É muito gratificante chegar em uma atividade como essa e encontrar mais de 50 idosos participando, interagindo, promovendo saúde, e dando exemplo para toda a sociedade. Isso é exemplo de como buscar uma qualidade de vida, sem um custo elevado e uso de grandes tecnologias, apenas com a força de vontade e determinação", afirmou ele, que acompanhou uma aula na Vila Casoni.

SAÚDE MENTAL

Machado destacou também os ganhos que a atividade física tem proporcionado para a saúde mental. “Além da questão física, que é muito importante para o idoso, também é uma ocupação com impacto muito positivo para sua saúde mental. Isso evita que o idoso adoeça e desenvolva depressão. Muitos acabam tendo uma vida um pouco mais solitária, os filhos trabalham e os idosos ficam sozinhos. E esse momento de integração e interação, com todos eles juntos, com certeza faz uma diferença muito grande para a saúde mental”, completou.

A coordenadora das equipes eMulti da SMS, Flavia Ziegler, acrescentou que o envelhecimento da população reforça a necessidade de as pessoas se movimentarem e se exercitarem, prevenindo ou reduzindo os riscos de doenças e complicações de saúde.

“E quando a pessoa já tem algum diagnóstico, por exemplo, de hipertensão, diabetes, obesidade, o exercício também serve para prevenir complicações dessas doenças crônicas. Independentemente do motivo, todo mundo tem que fazer alguma atividade, pois o sedentarismo aliado a todas essas condições só piora o quadro e pode gerar situações irreversíveis, como infarto ou acidente vascular cerebral”, reforçou.

COMO PARTICIPAR

Quem tiver interesse em participar dos grupos de atividade física pode procurar a UBS mais próxima de sua residência e conferir quais são os horários e datas dos encontros. A relação completa de unidades está disponível na página da SMS, no Portal da Prefeitura.

(Com informações do N.Com)