O INME (Instituto Não Me Esqueças), que apoia gratuitamente pessoas que vivem com demência e seus familiares em Londrina, está em campanha para arrecadar recursos para o Projeto NeuroLúdico. Focado na estimulação cognitiva de idosos, o projeto utiliza jogos especialmente desenvolvidos para esse fim.

Os jogos do projeto NeuroLúdico serão desenvolvidos em colaboração com pesquisadores e pesquisadoras, considerando experiências das oficinas de estimulação oferecidas pelo Instituto Não Me Esqueças.

“O NeuroLúdico é um programa inovador. Os jogos, terapêuticos e educativos, ajudam a manter a mente ativa e engajada, especialmente para pessoas que vivem com Alzheimer e outras formas de demência. É uma iniciativa cuidadosamente desenvolvida para evitar a infantilização dos idosos, proporcionando um recurso apropriado e respeitoso para estimulação cognitiva”, afirma Elaine Mateus, cofundadora do Instituto.

RESPOSTA AO ENVELHECIMENTO

O envelhecimento pode influenciar significativamente a função cerebral, impactando o desempenho das funções cognitivas devido a alterações estruturais, funcionais e neurofisiológicas no cérebro. As atividades cognitivas, físicas e sociais são benéficas pois favorecem a capacidade de raciocínio e potencializam a estrutura e função cerebral.

Por isso, a estagnação é a pior resposta ao envelhecimento. É vital se manter ativo, tanto mental quanto fisicamente e o Projeto NeuroLúdico se propõe a facilitar isso por meio de jogos divertidos e estimulantes.

O projeto pretende alcançar uma melhora direta na qualidade de vida da pessoa longeva, promovendo não só a independência e autonomia, mas também facilitando a sociabilização e a vinculação afetiva com familiares e cuidadores.

A implementação incluirá a criação e produção de jogos interativos específicos para estimulação cognitiva, abrangendo áreas como memória, atenção e raciocínio.

Esses jogos serão utilizados nas oficinas de estimulação cognitiva do INME, em Instituições de Longa Permanência e nas residências das famílias atendidas pelo Instituto.

COMO CONTRIBUIR

Para participar do financiamento coletivo do Instituto Não Me Esqueças, acesse o link https://www.paraquemdoar.com.br/inme. O INME é uma das entidades integrantes do programa ParaQuemDoar, parte de um movimento mais amplo que busca reforçar uma cultura de doação no país. O processo de doação é rápido e seguro.

Fundado em 2017, o Instituto integra a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e é reconhecido como uma Instituição Amiga da Pessoa Idosa, comprometido com os direitos e o bem-estar das pessoas que vivem com demências.

(Com informações do INME)