Imagem ilustrativa da imagem TCU irá auditar urnas de 11 seções eleitorais de Londrina
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O TCU (Tribunal de Contas da União) vai auditar os Boletins de Urna, os chamados BUs impressos, de 249 seções eleitorais do TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), após sorteio aleatório das urnas eletrônicas pelo órgão de controle. A avaliação vai comparar os boletins recolhidos com a totalização referente ao primeiro turno e divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que fez a totalização.

As seções pertencem a 150 zonas eleitorais do Paraná (80,64% das zonas eleitorais do estado) e abrangem 141 municípios. Só em Curitiba, 39 boletins vão participar da auditoria. Em Londrina, são 11 boletins em urnas de todas as zonas eleitorais. Serão auditadas as seguintes seções: 148, 283 e 392 da 41ª zona eleitoral (ze); 21, 221 e 327 da 42ª ze; 129, 255 e 358 da 146ª ze; e as urnas das seções 165 e 304 da 157ª ze.

O juiz eleitoral Mauricio Boer, da 41ª zona eleitoral de Londrina, salienta que o processo eleitoral está cada vez mais transparente e mais uma vez as auditorias servirão para atestar a lisura das urnas eletrônicas no país. "O TCU está fazendo essa auditoria dos BUs com a lista dos candidatos. Esses boletins serão comparados com as mídias de resultados que chegaram ao TSE na apuração do primeiro turno. A ideia é checar e bater o que foi impresso no boletim de urna com o que chegou efetivamente na hora da transmissão de dados. Fica cada dia mais difícil atacar esse resultado da urna", defende o magistrado.

LOGÍSTICA

A Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação do TRE definiu seis cidades polos para a realização de reuniões presenciais e transporte dos boletins até a capital. Além de Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama e Cascavel funcionaram como polos de distribuição dos relatórios. No polo de Londrina serão auditados boletins de urnas de seções de Cambé (16 e 183), Arapongas ( 176 e 299), Assaí (38), Ibiporã (104), Primeiro de Maio (15), Rolândia (89) e Alvorada do Sul (1).

Um servidor de cada polo teve a atribuição de receber os boletins das zonas eleitorais da região e trazê-los até a sede do TRE, em Curitiba. Todos os boletins recolhidos foram entregues ao tribunal na última quarta-feira (12) e transmitidos pessoalmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.