Recomeça nesta sexta-feira (11) o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão de Londrina. O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e a ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), disputam o segundo turno pela Prefeitura e terão cinco minutos cada nos blocos de dez minutos.

Assim como ocorreu no primeiro turno, as veiculações em rede ocorrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, nas rádios, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na TV aberta. A propaganda eleitoral segue até o dia 25 de outubro, antevéspera do pleito.

O critério de igualdade entre os prefeituráveis também é observado na distribuição das inserções ao longo da programação das emissoras. São reservados 25 minutos (12 minutos e 30 segundos para cada candidato), de segunda a domingo, para serem usados em inserções de 30 e 60 segundos.

Com a coligação "A Londrina que queremos", Tiago Amaral liderou o tempo de rádio e TV no primeiro turno, com quase quatro minutos na veiculação em rede - somando o tempo de PSD, PL, PRD, União Brasil e Avante, que têm representantes no Congresso e ultrapassaram a cláusula de barreira; Maria Tereza teve 1 minuto e 18 segundos, resultado da coligação "Pra Londrina seguir crescendo", que tem PP e Podemos.

"Para o segundo turno, a propaganda eleitoral é dividida entre os dois candidatos. Inicia-se pelo Tiago Amaral, que foi o que teve mais votos no primeiro turno, conforme resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], e são observadas as mesmas regras do primeiro turno em relação à veiculação das peças pelas emissoras", afirma a juíza eleitoral Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, responsável pela 42ª ZE (Zona Eleitoral).

Tiago Amaral afirma que, com mais tempo no horário eleitoral, poderá detalhar melhor as propostas do seu plano de governo. "Temos um plano completo para cuidar de Londrina e vamos mostrar no horário eleitoral", aponta.

Maria Tereza pontua que, no segundo turno, haverá “equilíbrio no tempo e no número de inserções comerciais”. “Desta forma, poderemos não só mostrar o que fizemos, mas também apresentar detalhadamente nossas propostas de campanha.”