Imagem ilustrativa da imagem Projeto que transforma Bosque em praça será debatido em audiência
| Foto: CML/Imprensa/ Devanir Parra

A Câmara Municipal de Londrina realiza na noite desta segunda-feira (25), a partir das 19 horas, a audiência pública para ouvir a opinião da população sobre o projeto de lei (PL) nº 90/2019. De autoria do Executivo, o PL altera o artigo 130 do Código Ambiental do Município que transformou o Bosque Central em Área de Preservação Permanente (APP). Com a mudança, o espaço passa a ser considerado praça pública.

O projeto de lei nº 90/2019 foi elaborado por sugestão de munícipes que participaram, em maio, de audiência pública na Câmara para debater problemas e formas de revitalização da região central de Londrina. Na oportunidade, representantes da sociedade civil chamaram a atenção para o fato de que a vegetação densa do bosque atrai pombos, impede a dissipação do mau cheiro provocado pelas fezes dos pássaros e dificulta a visibilidade, causando insegurança a quem passa pela região.

Na justificativa do projeto de lei nº 90/2019, o Executivo afirma que a lei municipal que transformou o bosque em APP desvirtuou o Código Florestal, uma vez que o espaço não atende a nenhuma das características necessárias para a declaração da área como de preservação. Embora classifique o bosque como praça pública, o PL nº 90/2019 proíbe a abertura de ruas atravessando o local. Também autoriza a permanecerem no bosque a academia ao ar livre, a quadra poliesportiva e as mesas de xadrez e pingue-pongue.

Durante o encontro será possível apresentar sugestões por escrito ao projeto de lei. As propostas serão analisadas posteriormente pelos vereadores.