A disputa pela Prefeitura de Londrina está completamente aberta. Divulgado nesta terça-feira (21), o levantamento do Instituto Multicultural, com parceria da FOLHA e da Paiquerê 91,7, indica que cinco pré-candidatos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, que entrevistou 640 londrinenses de forma híbrida entre 12 e 14 de maio, está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PR-09011/2024 e tem intervalo de confiança de 95%.

No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao entrevistado, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) aparece na frente, com 18,8%; na sequência, estão o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), 16,9%; a secretária municipal de Educação, Maria Tereza (PP), 15,6%; o deputado estadual Tercílio Turini (MDB), 13,8%; e o coronel Nelson Villa (PSDB), 13,1%. Ou seja, são cinco nomes que dividem a ponta dentro da margem de erro. O vereador Jairo Tamura (União Brasil), 3,8%, o deputado federal Diego Garcia (Republicanos), 2,5%, a educadora Isabel Diniz (PT), 1,8%, e o advogado Bruno Ubiratan (PL), 0,6%, completam a lista. Outros 7,5% dos entrevistados responderam "nenhum, branco ou nulo" e 5,6% disseram não saber.

Na pesquisa espontânea, considerando os pré-candidatos, o cenário traz Maria Tereza, com 3,8%; Barbosa Neto, Tercílio Turini e Tiago Amaral, 3,1%; Villa, 2,5%; Tamura, 1,9%; e Diego Garcia e Isabel Diniz, com 0,6%. Os entrevistados também citaram nomes que não são pré-candidatos: Filipe Barros (5,6%), Mara Boca Aberta (1,3%) e Marcelo Belinati (0,6%). A sondagem mostra que 71,3% dos eleitores estão indecisos. Ninguém, branco ou nulo, 2,5%.

LEIA MAIS

Pesquisa mostra empate entre cinco pré-candidatos à Prefeitura de Londrina

REPERCUSSÃO

"Quero agradecer a cada londrinense que, junto comigo, a cada dia, vem se somando nessa grande união por Londrina”, afirmou Tiago Amaral à reportagem.

“A campanha ainda nem começou, mas eu agradeço a lembrança da população e o reconhecimento, 12 anos depois que eu fui prefeito, pelo trabalho que nós realizamos”, disse Barbosa Neto. “Mas a maior pesquisa é a do dia da eleição, e até lá esperamos poder angariar mais eleitores para nossa campanha.”

Maria Tereza também agradeceu o “carinho de cada londrinense comigo”. “Na 1⁰ pesquisa já estarmos empatados em 1⁰ lugar, enche meu coração de alegria. E isso é fruto do reconhecimento ao trabalho da atual administração que transformou Londrina, e uma esperança de que Londrina continue avançando. Vamos continuar trabalhando muito pelas pessoas, com seriedade e diálogo com toda sociedade”, pontuou.

Imagem ilustrativa da imagem Pré-candidatos comentam pesquisa que indica cenário acirrado em Londrina
| Foto: Folha Arte

Tercílio Turini lembrou que os números configuram empate técnico entre cinco pré-candidatos e o cenário é de segundo turno em Londrina.

“Não tem favorito e o eleitor demonstra que quer debater a cidade, a questão ideológica não é o principal na intenção de voto. Fico feliz pelo crescimento de dezembro para cá, principalmente por ainda estarmos numa situação de pré-campanha. As perspectivas de consolidação e avanço são bem maiores quando começar a campanha e o londrinense puder comparar os candidatos. Agradeço pela confiança de Londrina e reafirmo o compromisso de seriedade, experiência, capacidade e muita energia para trabalhar bastante pela nossa cidade", disse Turini.

Villa, que deve se filiar ao PSDB em julho, também avaliou os resultados da pesquisa como positivos. “Estar tecnicamente empatado na frente demonstra que a população reconhece o que fiz pela cidade e que confia no meu trabalho. De todos os que estão mencionados, somente eu não venho da ‘carreira política’. Represento o novo, a esperança. Por fim, sou o pré-candidato que teve menor rejeição. Isso, lá na frente, se converterá em percentuais melhores”, avaliou.

Diego Garcia demonstrou animação com a pré-campanha ao Executivo de Londrina. “Já tenho muita experiência como deputado federal e tenho certeza de que posso contribuir com a cidade. A pesquisa mostra que mais de 70% da população ainda não escolheu em quem votar. A eleição para a Prefeitura de Londrina ainda está totalmente aberta. Estou muito confiante e tenho convicção de que nosso grupo crescerá cada vez mais”, disse.

Tamura disse que ficou feliz pela pontuação na pesquisa. "Iniciamos a pré-candidatura recentemente e, no voto, espontâneo fui bem lembrado", afirmou.

Isabel Diniz avaliou que se trata de uma “pesquisa boa” e que os levantamentos tendem a ir “elucidando o processo evolutivo das candidaturas que vão sendo firmadas”. “Nós estamos animados, acreditamos que a nossa campanha vai crescer, vai evoluir e que nós iremos, com certeza, apresentar um bom plano de governo, uma boa proposta para o povo de Londrina”, sublinhou.

Bruno Ubiratan consta como pré-candidato na pesquisa, mas o seu partido, o PL, decidiu abrir mão de uma candidatura própria para apoiar Tiago Amaral. O anúncio foi no dia 13 de maio.

APROVAÇÃO DO PREFEITO

O levantamento divulgado na terça também mediu a aprovação do prefeito Marcelo Belinati (PP), que chegou a 75%, maior índice desde o início da gestão, em 2017. À FOLHA, ele disse que só tem “palavras de gratidão”.

“Chegar no último ano de mandato com uma das maiores aprovações de prefeitos do Brasil enche meu coração de emoção e nos dá forças para continuar trabalhando cada vez mais e mais na construção de uma cidade com qualidade de vida para nossa população. Eu amo Londrina, e me dediquei de corpo e alma nesses sete anos para fazer o meu melhor. Obrigado Londrina”, completa.