Imagem ilustrativa da imagem Ponta Grossa deve ser a única cidade do Paraná a ter 2° turno
| Foto: AEN

Dos cinco municípios do Paraná com mais de 200 mil eleitores, onde poderia ocorrer o segundo turno, apenas em Ponta Grossa a definição da futura prefeita se mantém aberta. A disputa no segundo turno será entre as candidatas Mabel Canto (PSC), que obteve 37% dos votos válidos, e a atual vice-prefeita professora Elizabeth Schmidt (PSD), com 31%.

O ex-deputado Marcio Pauliki (Solidariedade), que tinha a maior coligação foi o terceiro mais votado, com 26%, e ficou fora da disputa.

Em Curitiba, O prefeito Rafael Greca (DEM) foi o escolhido pelos eleitores de Curitiba para governar a capital paranaense por mais quatro anos. Ele venceu o pleito ainda no primeiro turno, com 59,74% dos votos válidos. Na sequência, aparecem dois deputados estaduais que também concorriam ao cargo: Goura Nataraj (PDT) e Fernando Francischini (PSL).

Greca votou pela manhã no Colégio Estadual Júlia Wanderley, no bairro Batel. À imprensa, ele que não não participou de nenhum debate, fez críticas aos concorrentes e disse que as outras campanhas foram marcadas pela “mediocridade”.

A capital do Paraná teve recorde de candidatos em 2020, com 16 nomes concorrendo à prefeitura. Esta será a terceira vez que Rafael Greca vai comandar a prefeitura de Curitiba. Além da atual gestão, ele já ocupou o cargo entre 1993 e 1996.

Formado em economia e engenharia, especializou-se em urbanismo.

MARINGÁ

Ulisses Maia (PSD) foi reeleito prefeito de Maringá com 56% dos votos. Ele votou pela manhã no Colégio Santo Inácio. Nas redes sociais postou: “Já votei e exerci meu direito de cidadão no local onde estudei, cresci e fiz boas amizades. Minha esposa, Eliane e meus filhos, Carolina e Petrus, me acompanharam. Deus nos abençoe”.

Formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele elegeu como bandeira de campanha a ampliação da transparência de gastos e dados do município com mais informações no site da prefeitura e pelo portal da transparência.

CASCAVEL

O atual prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), também foi reeleito neste domingo. Contra sete concorrentes, ele obteve 71,7% dos votos. Ele foi eleito vereador em 1996. Em 2010 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014. (Com Folhapress)