Seis dos sete candidatos à Prefeitura de Londrina se manifestaram sobre os resultados da pesquisa Instituto Multicultural/FOLHA/Paiquerê 91,7 divulgada nesta quinta-feira (15), na véspera da campanha eleitoral, que começa nesta sexta-feira (16). O quadro está aberto e dá sinais de que a disputa irá para o segundo turno.

No cenário estimulado, Tiago Amaral (PSD), com 22,9% das intenções de voto, e Professora Maria Tereza (PP), com 16,9%, estão tecnicamente empatados na liderança, no limite da margem de erro de 3% para mais ou para menos. Na sequência, aparecem Barbosa Neto (PDT), com 13,5%; Tercilio Turini (MDB), 12%; Coronel Villa (PSDB), 10,2%; Diego Garcia (Republicanos), 1,9%; e Isabel Diniz (PT), 1,5%. Nenhum, banco e nulo representam 8,3% dos entrevistados e 12,8% disseram não saber em quem votar.

Na espontânea, quando os prefeituráveis não são citados, a ordem é a mesma da pesquisa estimulada: Tiago Amaral, com 12,8%; Professora Maria Tereza, 10,2%; Barbosa Neto, 7,9%; Tercilio Turini, 5,6%; Coronel Villa, 3,4%; Diego Garcia, 1,5%; e Isabel Diniz, 1,1%. Brancos e nulos são 5,3%. Os indecisos são 46,2% dos entrevistados.

Um dado importante do levantamento é que a maioria (51,1%) dos entrevistados respondeu que pode mudar seu voto até o dia da eleição.

REPERCUSSÃO

Tiago Amaral, que aparece com maior percentual, avalia que o resultado “reflete o que estamos sentindo nas ruas”. “Quero agradecer a cada um dos londrinenses que realmente pôde opinar nesta pesquisa, porque mostra que a confiança dos nossos eleitores, do londrinense, cada vez vêm crescendo mais e isso fica demonstrado não apenas por esta pesquisa, mas pelas outras pesquisas que já estão sendo anunciadas e que mostram a consolidação desse crescimento”, afirma.

No mesmo sentido, Maria Tereza agradeceu ao “apoio e carinho dos londrinenses que têm nos recebido em cada local que visitamos”. “Minha avaliação sobre a pesquisa é muito positiva. O meu nome foi o último a ser lançado para o eleitor desde que o prefeito Marcelo Belinati me indicou para a disputa, e os eleitores começaram a entender as nossas propostas. Não paramos mais de subir nas pesquisas, é o reconhecimento do trabalho que foi feito e dos projetos que temos daqui para a frente”, diz.

Tercilio Turini ressaltou que “está todo mundo embolado” e que a disputa está aberta, com segundo turno à vista. “O quadro praticamente não se alterou, tivemos todo esse período de organização, de planejamento, e o eleitor começa a conhecer os candidatos a partir de agora”, afirma. “A pequisa mostrou que mesmo aqueles que deram opinião, 51% falam que podem mudar de voto, mostrando como o voto ainda não está consolidado.”

Coronel Villa lembra que “a pesquisa reflete apenas o início da jornada”. “A margem estreita entre os candidatos mostra que a população está insatisfeita com o que aí está. É hora de uma liderança forte que não tenha medo de enfrentar os problemas de frente e fazer as mudanças necessárias para o bem de todos os cidadãos de bem”, acredita. “Nosso baixo índice de rejeição mostra que os eleitores estão prontos para uma mudança real, não apenas mais do mesmo que vem fracassando há anos.”

A leitura de Isabel Diniz vai na mesma linha, dizendo que a campanha está apenas começando. “O eleitor está conhecendo minha pessoa e minhas propostas, se ambientando com o quadro político. Estamos em crescimento e, à medida que a campanha avança e que nossas propostas se tornam conhecidas, cresceremos significativamente, tenho muita fé”, afirma. “Nossa candidatura é conectada com o governo Lula e os eleitores e eleitoras vão saber que isso significa viabilizar recursos e parcerias.”

Diego Garcia (Republicanos) afirmou que, para ele, o ponto mais importante da pesquisa são os valores citados pelos londrinenses na hora de definir o voto. 24,8% buscam um candidato “honesto e trabalhador”; 12,4% citaram “verdadeiro, ético e sincero” como características. Outros pontos são “investimentos na saúde” (11,3%), “ficha limpa” (5,3%) e “credibilidade e responsabilidade” (4,9%). “Todos esses valores eu trago e carrego comigo ao longo desses dez anos de vida pública. Tenho certeza que as eleições que estão se iniciando vão servir para mostrar e evidenciar esses valores junto ao eleitor londrinense, e vão colaborar muito para que eu tenha sucesso ao final de todo esse processo”.

O levantamento ouviu 1.064 londrinenses entre os dias 10 e 12 de agosto. O nível de confiança é estimado em 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo n° PR-04100/2024.

Procurado, Barbosa Neto não respondeu à reportagem.