O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e o PT (Partido dos Trabalhadores) saíram na frente e já têm convenções partidárias marcadas para definir as chapas que vão concorrer à CML (Câmara Municipal de Londrina) e à Prefeitura de Londrina. O deputado estadual Tercílio Turini é o pré-candidato do MDB e a educadora Isabel Diniz deverá ser a representante petista no pleito deste ano.

O calendário eleitoral determina o período de 20 de julho a 5 de agosto para partidos e federações decidirem as coligações e candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a escolha das candidaturas, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Conforme apurou a reportagem, a convenção do MDB está marcada para 1° de agosto e será realizada no Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina). Já o PT deverá fazer seu encontro logo no dia 20 de julho, quando abre o período das convenções - os detalhes do encontro serão definidos pela cúpula petista nesta quinta-feira (4).

Outros partidos com pré-candidatos, PSD (Tiago Amaral), PDT (Barbosa Neto), PP (Maria Tereza), PSDB (Nelson Villa), União Brasil (Jairo Tamura) e Republicanos (Diego Garcia) ainda não marcaram suas convenções.

OUTRAS DATAS

O calendário da Justiça Eleitoral determinou 16 de agosto como o início da propaganda eleitoral geral, logo após o prazo de registro das candidaturas. Antes desse prazo, qualquer publicidade ou manifestação com pedido de voto pode ser considerada irregular.

Desde 30 de junho as emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos.

Já a partir de 6 de julho (3 meses antes do 1º turno), ficam vedadas algumas condutas por parte de agentes públicos, como nomeações, exonerações e contratações, assim como participação em inauguração de obras públicas.

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito vai de 30 de agosto a 3 de outubro - e, nas cidades com segundo turno, de 11 a 25 de outubro. (Com assessoria do TRE-PR).