O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai cumprir dupla agenda de compromissos nesta quinta-feira (15) no Paraná. Às 11, ele participa da cerimônia de início da retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Às 15 horas, o presidente visita a fábrica da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais. O governador Ratinho Junior (PSD) deverá comparecer apenas no segundo compromisso de Lula nesta tarde de quinta.

A Fábrica de Fertilizantes estava fechada desde 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), e será reaberta depois que o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras. Também serão anunciados investimentos da estatal na Repar, refinaria responsável por aproximadamente 15% do mercado nacional de derivados de petróleo. Seus produtos atendem principalmente os mercados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

ORDEM DE SERVIÇO

Durante o evento, o presidente Lula também vai assinar a ordem de início dos serviços para o lote 2A da BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira. O lote vai do Km 56,41 ao Km 93,80, totaliza 37,39 quilômetros e é o último que falta para o fechamento do percurso. O valor investido é de aproximadamente R$ 322 milhões.

A estrada foi aberta no início do século passado por tropeiros que traziam gado comprado no Mato Grosso do Sul para engordar no Paraná. Tem seu início no sul do Mato Grosso do Sul, passa pela divisa do Paraná e segue até a BR-373/PR, próxima a Ponta Grossa. É um corredor destinado a unir Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com polos de serviços e agroindústrias do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá. (Com informações da assessoria da Presidência da República)