Os sete candidatos à Prefeitura de Londrina participaram nesta quinta-feira (29) de uma reunião com o Fórum Desenvolve Londrina (Fórum Permanentes de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina). O encontro não teve caráter de debate e buscou discutir os estudos desenvolvidos pela entidade.

O presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Nicolás Mejía, afirma que a reunião foi um momento importante para mostrar o trabalho desenvolvido pela organização. Foram colocadas em pautas das propostas do Fórum que ainda não foram implementadas.

“A gente fez um trabalho e compilou as principais propostas e é o que hoje estamos apresentando para os candidatos, buscando o comprometimento deles a continuar trabalhando para o desenvolvimento de Londrina”, explica Mejía.

O presidente ressaltou em sua fala que o objetivo do Fórum é pensar no futuro e contribuir para “construir a Londrina que queremos ter, com um desenvolvimento sustentável”.

As propostas do Fórum são desenvolvidas com base nos estudos realizados nos últimos anos e sua compatibilização com o MasterPlan 2040. Entre as ideias da entidade está a garantia de educação fundamental em tempo integral para todos os jovens, o fortalecimento do ecossistema de inovação de Londrina, o estabelecimento de um modelo de governança participativa e a implementação de uma gestão territorial em políticas públicas de saúde, educação e emprego. Também há a necessidade de atração de empresas de tecnologia e inovação para a cidade.

CANDIDATOS

Durante o encontro, os candidatos tiveram cinco minutos para manifestação sobre as propostas da entidade. Após o evento, a FOLHA ouviu os prefeituráveis, que citam a percepção que esse foi um momento para a discussão da cidade.

Isabel Diniz (PT) aponta que foi possível conhecer os estudos, indicadores e proposições do Fórum, “com vistas ao aprimoramento de gestão, governança, planejamento e sustentabilidade".

Candidato do PSDB, Coronel Villa diz que a reunião “foi de grande proveito”. “Nós, sabendo qual era o objetivo da reunião, nos limitamos a tratar das questões que lá foram aventadas. Assumimos o compromisso de que as prioridades do Fórum Desenvolve Londrina serão respeitadas pela nossa administração.”

Para Barbosa Neto (PDT), a iniciativa da entidade de enviar os indicadores para estudo dos prefeituráveis foi positiva. “O Fórum Desenvolve tem ferramentas importantes para a gestão da cidade, quer o melhor da cidade. Nós sempre trabalhamos com o terceiro setor e com certeza vamos continuar trabalhando.”

Tercilio Turini, candidato do MDB, avalia como “extraordinário” o trabalho desenvolvido pela entidade em Londrina. “Nós já tínhamos trabalhado em nosso plano de governo com as informações do MasterPlan. Seguramente, se eu for prefeito, vou valorizar demais essa parceria.”

A avaliação de Tiago Amaral (PSD) é que muitos frutos que a cidade colheu nos últimos anos são resultado do trabalho do Fórum. “Cabe ao político ser um executor das estratégias e das ações pensadas pela própria sociedade.”

O candidato Diego Garcia (Republicanos) aponta que os estudos do Fórum trazem um norte para o futuro da cidade. “São propostas que hoje foram priorizadas pelos líderes do Fórum e que já estão em nosso plano de governo. Vamos priorizar para ajudar o desenvolvimento da cidade”.

"Foi um momento importante para a gente apresentar para o Fórum Desenvolve Londrina as nossas propostas tendo em vista o MasterPlan, que é o planejamento e a visão da cidade para 2040", afirma Professora Maria Tereza (PP).