O capital político do prefeito Marcelo Belinati (PP), que chegou a 73,5% de aprovação na última rodada da pesquisa Instituto Multicultural, FOLHA e Paiquerê 91,7, será importante para as eleições municipais de 2024. Mas ainda não há definição de quem será o nome apoiado pelo gestor.

“Eu estou absolutamente focado na administração pública. Nós temos muitas obras, melhorias, projetos em andamento e muitos outros que estão para começar e que precisamos entregar até o final do mandato. Então, meu foco absoluto é esse e [sobre] as eleições vamos pensar no momento certo”, disse Belinati à FOLHA, ressaltando que “o momento da eleição é no ano que vem.”

Entre os nomes da atual gestão, o secretário de Saúde, Felippe Machado, é o que mais pontua: 5%; o vice-prefeito João Mendonça (Podemos) chega a 3,3%. Também compõe a pesquisa o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, que tem menos de 1% de intenção de voto.

Sobre o índice de aprovação na pesquisa atual, recorde em seus dois mandatos, Belinati afirmou que agradece “do fundo do coração ao carinho da população de Londrina”. A nota (de zero a dez) dada pelo londrinense à gestão atual também atingiu seu maior patamar, sete, nesta rodada da pesquisa

“Eu já estou caminhando para o final do mandato. É o sétimo ano, indo para o oitavo, quase me despedindo da prefeitura. E o que eu posso dizer é o seguinte: eu vou continuar dando o meu melhor para a cidade de Londrina, porque os londrinenses merecem tudo do bom e do melhor.”

A pesquisa também traz saúde/hospitais (35%), segurança/criminalidade (16%), calçamento/asfalto (14,5%) e limpeza/coleta de lixo (12%) como algumas das áreas que podem melhorar nos bairros, segundo os entrevistados. O prefeito comentou que a cidade é um organismo vivo, cujas melhorias precisam ser constantes.

“Por mais que você faça hoje, você asfalta uma rua e daqui a pouco tem que asfaltar a de baixo. Por isso é importante que os serviços sempre continuem em uma melhora constante, para que a população possa ter acesso ao que tem de melhor na prestação de serviços públicos, nas mais diferentes áreas da administração”, completou.