O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, recebeu na tarde desta sexta-feira (30), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Londrina, representantes de partidos políticos e instituições da cidade para a assinatura do “Pacto Eleições no Caminho da Paz”.

No evento, realizado antes do início da II Sessão Itinerante, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson destacou que, durante o período eleitoral, as pessoas devem prezar pelo diálogo e pelo debate de ideias. “Quando se fala em paz, não se quer dizer ausência de conflito. O conflito faz parte da sociedade, mas o problema é como nós vamos resolvê-lo. Ele deve ser solucionado através de uma cultura da paz, sem ódio e desinformação.”

No encontro, os representantes das entidades presentes foram convidados a assinar o Pacto, por meio de um termo de adesão, que sinaliza um compromisso com a integridade e a serenidade do processo eleitoral no Paraná. Assinaram o Pacto nesta sexta-feira a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Londrina, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o jornal O Londrinense.

Presenças

Pelo TRE-PR, estiveram presentes o presidente Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; o desembargador eleitoral Julio Jacob Junior; o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; o desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz; o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; e o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.

Pacto

O Pacto Eleições no Caminho da Paz, que faz parte da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, propõe a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.

Instituições públicas e privadas de todo o Paraná estão convidadas a assinarem o Pacto. O Termo de Adesão está disponível no site do TRE-PR, que torna pública também a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação da campanha. (Com informações da assessoria do TRE-PR)