Esta será uma semana decisiva para a corrida pela sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP). Seis dos sete partidos com pré-candidaturas à Prefeitura de Londrina realizarão suas convenções a partir de quinta-feira (1°), oficializando seus nomes na disputa majoritária ou optando por coligar com outras agremiações. Os candidatos que concorrerão à CML (Câmara Municipal de Londrina) também serão definidos.

Até o momento, apenas a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) realizou seu evento, ainda no dia 20 de julho, na abertura do período das convenções. Na ocasião, a educadora Isabel Diniz (PT) foi confirmada como cabeça de chapa, acompanhada da professora Márcia Bastos de Almeida (PCdoB).

O dia 1° de agosto será movimentado com duas convenções a partir das 19h. O PP, da pré-candidata Maria Tereza Paschoal de Moraes, fará seu evento no Recinto Milton Alcover, na SRP (Sociedade Rural de Paraná). Ela é apoiada pelo prefeito Marcelo Belinati. Já o MDB, que traz o deputado estadual Tercílio Turini como pré-candidato, vai reunir seus filiados no auditório do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina). PMB, PRTB e PSB são outros partidos que apoiam a candidatura emedebista na majoritária.

Na sexta-feira (2), será a vez de PSD e PL realizarem uma convenção conjunta no Tsuru Centro de Eventos, a partir das 19h. O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) deve ser confirmado como candidato, com vice sendo indicado pelo PL. Apoiam a candidatura Avante, Agir, PRD e Novo, que vão fechar suas chapas de vereadores no mesmo dia. O União Brasil, que chegou a ter André Trindade e Jairo Tamura como pré-candidatos, também pode embarcar na coligação com o PSD.

O PDT, do pré-candidato Barbosa Neto, fará sua convenção no sábado (3), a partir das 8h30, no Hotel Sumatra. No mesmo dia, a Federação PSDB/Cidadania, que traz a pré-candidatura do coronel Nelson Villa, se reúne às 10h, na rua Vasco da Gama, 313. Villa, inclusive, deve se filiar ao PSDB durante a convenção.

A última convenção será a do Republicanos, que está marcada para domingo (4), às 9h, no Hotel Crystal. O pré-candidato é o deputado federal Diego Garcia.

A dúvida no momento é qual será a decisão do PSOL, que fez plenárias com Barbosa Neto e Isabel Diniz na semana passada para definir seu apoio no “campo popular”. O partido, que é federado com a Rede, deve fazer sua convenção também no dia 3 e pode indicar a vice em uma das duas chapas.

Dos sete partidos com pré-candidatos à Prefeitura de Londrina, somente o PT já definiu sua candidata, a educadora Isabel Diniz
Dos sete partidos com pré-candidatos à Prefeitura de Londrina, somente o PT já definiu sua candidata, a educadora Isabel Diniz | Foto: Anderson Coelho/IStock

PRÓXIMOS PASSOS

As convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto. O prazo para o registro das candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador termina em 15 de agosto. A propaganda eleitoral é permitida a partir do dia 16.