O ex-prefeito Homero Barbosa Neto teve sua candidatura à Prefeitura de Londrina oficializada neste sábado (3), em convenção realizada pelo PDT. O evento - que também reuniu PSOL e Mobiliza, que integram a coligação - ocorreu no auditório do Hotel Sumatra. Mesmo com o apoio de outras legendas, a decisão foi de disputar o pleito com chapa pura, tendo o empresário Ildo Yukio Marubayashi (PDT) como candidato a vice-prefeito.

Com a confirmação, Barbosa vai para a sexta disputa do Executivo municipal. Ele foi eleito em 2009 após vencer o deputado federal Luiz Carlos Hauly na eleição suplementar do segundo turno. Em 2012, foi cassado pela CML (Câmara Municipal de Londrina).

Em entrevista à FOLHA, o candidato afirma que busca construir um governo plural e integrado às necessidades das pessoas.

“Eu venho agora para essa disputa muito mais calejado, muito mais experiente, com mais traquejo”, diz. Ele fala em retomar programas sociais e “governar efetivamente para as pessoas que foram esquecidas ao longo desses últimos anos”.

Barbosa vai para a sexta disputa do Executivo municipal.
Barbosa vai para a sexta disputa do Executivo municipal. | Foto: Douglas Kuspiosz

A avaliação é que sua candidatura é em oposição “ao sistema” e que o objetivo é fazer uma aliança com o povo. “Eu não tenho apoio de presidente, ex-presidente, de governador, de deputado”, acrescenta.

Passada mais de uma década da sua cassação, Barbosa diz que o processo foi político por não ter se aliado a “alguns vereadores” e que tem orgulho de ter sido “afastado do poder, mas em plena ascensão e atividade em prol da cidade de Londrina”.

“Eu acho que a figura de um nipônico pode ajudar muito o Barbosa. E digo mais: quando o Barbosa foi prefeito pela primeira vez, a comunidade nipônica ajudou muito ele”, lembra Marubayashi, que trabalhou por um ano na gestão do ex-prefeito. “Eu, sinceramente, não vi nada [de errado] e acho que o Barbosa foi injustiçado”.

LEIA TAMBÉM:

= Ao lado de Ratinho Junior, Tiago Amaral lança candidatura a prefeito

= Com bênção de Belinati, Maria Tereza é oficializada candidata à Prefeitura

= Com PSB e PRTB, MDB anuncia novata como vice de Turini

= PT lança Isabel Diniz como candidata à Prefeitura de Londrina; vice é do PCdoB

CAMPO POPULAR

O presidente municipal do PDT, Ricardo Moura, afirma que o partido busca eleger no mínimo dois vereadores e manter sua representatividade na CML. Ele defende que o candidato pedetista “acorda cedo e dorme tarde” e que a legenda vai apresentar o projeto de um “prefeito trabalhador”.

“E a gente espera que o povo reconheça no Barbosa o melhor candidato dessas eleições”, acrescenta Moura, que alega que “existem vários outros candidatos, mas todos eles pertencem a um sistema só”.

Questionado sobre a formação da coligação, o presidente aponta que, mesmo com uma tentativa de isolar o PDT em Londrina, foi possível se aproximar do PSOL e do Mobiliza. “O PSOL não tem histórico de corrupção e o Mobiliza também não. É isso que a gente quer para a cidade, apresentamos um projeto de coligação onde possamos ter mais apoio para o Barbosa”, completa.

Uma frente ampla dos partidos progressistas chegou a ser considerada em Londrina, mas PDT e PT saíram com candidaturas próprias. Um dos últimos movimentos do chamado "campo popular" foi a decisão dos psolistas - que têm a maioria na federação com a Rede - de apoiar Barbosa.

Imagem ilustrativa da imagem Com chapa pura, PDT confirma candidatura de Barbosa Neto
| Foto: Douglas Kuspiosz

CONHEÇA

Homero Barbosa Neto tem 57 anos, é jornalista, foi deputado estadual e federal, e governou Londrina de 1° de maio de 2009 a 30 de julho de 2012, quando foi cassado. Ele disputou novamente em 2012 e em 2020, mas não se elegeu.

Ildo Yukio Marubayashi tem 59 anos, é empresário e pequeno agricultor, com formação em Administração de Empresas. Ele trabalhou na gestão de Barbosa.