Passado o primeiro debate na TV aberta, realizado pela Tarobá/Band nesta quinta-feira (8), a avaliação da maioria dos candidatos à Prefeitura de Londrina é que o desempenho foi positivo. Tiago Amaral (PSD), Barbosa Neto (PDT), Coronel Villa (PSDB), Maria Tereza (PP), Isabel Diniz (PT), Diego Garcia (Republicanos) e Tercílio Turini (MDB) discutiram temas como merenda escolar, obras paralisadas, população em situação de rua, desafios da saúde pública e industrialização - e, mantendo o debate morno, evitaram entrar em questões polêmicas.

Candidato do PSDB, Coronel Villa destacou que as eleições são fundamentais para o processo democrático. "Assim sendo, acreditamos que esse espaço que foi fornecido para todos os candidatos foi um ingrediente a legitimar, dar condições para que as pessoas possam fazer a sua opção de voto”, diz.

A ex-secretária Maria Tereza (PP), apoiada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP), avaliou como positivo o debate. “Eu achei muito bom. Londrina merece um momento de debate, sim, mas com muito respeito, e isso ficou marcado. Acho que as pessoas estavam muito tranquilas e isso é muito importante para a nossa cidade. Londrina merece seguir avançando, mas merece seguir com muita paz”, pontua.

LEIA MAIS

Com críticas à gestão Belinati, candidatos fazem primeiro debate na TV

Já o deputado federal Diego Garcia, que concorre pelo Republicanos, disse ter conseguido mostrar sua atuação como parlamentar em prol da cidade. “Tenho certeza que saímos desse debate vitoriosos, uma oportunidade única de apresentar para a cidade de Londrina aquilo que, nesses três mandatos como deputado federal, eu já fiz pela cidade. O deputado federal que mais destinou recursos para o município em diversas áreas”, reforça. "Nós queremos que Londrina avance rumo a um novo tempo, a um tempo em que vamos investir muito para a vinda de novas indústrias, para estimular o turismo e revitalizar os espaços públicos."

Candidata da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), Isabel Diniz acredita ter conseguido evidenciar quais são suas prioridades para a administração municipal. “Esse primeiro debate abriu aos eleitores a apresentação da visão e das propostas das candidaturas à prefeita e prefeito em nossa cidade. Londrina faz 90 anos e seus rumos vão ser definidos nesta eleição. Apresentei a proposta da Federação Brasil da Esperança de um governo popular, com prioridade para a população da periferia e dos distritos rurais, esquecida pela atual gestão”, completa.

Turini disse que o debate é o momento para o eleitor conhecer melhor os candidatos, comparar e avaliar a história, a experiência e o conhecimento da cidade. Ele cita as filas da saúde e das creches como problemas. "Mesmo com avanços, Londrina exige determinação e muita capacidade para superar desafios. Tem pobreza em vários locais, a cidade precisa de liderança forte e diálogo para trabalhar unida e atrair indústrias, fortalecer o desenvolvimento, gerar emprego e renda para as famílias mais pobres. O debate levantou vários assuntos do dia a dia e confirmou que a eleição será decidida no segundo turno", aponta.

Candidato do PSD, Tiago Amaral disse que o debate foi importante para mostrar “quem está realmente preparado” e tem os melhores projetos. “O debate foi positivo, foi muito importante para a gente começar a falar dos projetos que cada um tem para Londrina, sobre aquilo que acredita que realmente pode fazer pela cidade. Eu venho dizendo que Londrina vive hoje um dos melhores momentos e tem a melhor oportunidade para a gente avançar e acelerar, fazer ela mudar de patamar.”

Barbosa Neto, do PDT, que vai para sua sexta disputa da Prefeitura, afirmou que foi possível enfrentar diretamente os candidatos e suas propostas. “Poderia ser mais ágil, com direito a mais tempo e ter temas livres e poder sabatinar o outro candidato, em um debate franco. Mas, pelo menos foi um debate, acho que as pessoas que não conhecem as fragilidades dos candidatos estão conhecendo, e também os pontos fortes. Isso é importante para sedimentação da intenção de votar”, avalia.