A AMP (Associação dos Municípios do Paraná), entidade que representa os 399 municípios do estado, completa 60 anos nesta terça-feira (20). Com caráter privado, a AMP é apartidária e filiada à CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

O presidente da associação, Edimar Santos, que é prefeito de Santa Cecília do Pavão, divulgou um vídeo ressaltando que a entidade tem uma história “feita pelo fortalecimento das pautas municipalistas".

“Aqui, prefeitos e prefeitas, e também nossas lideranças políticas, sempre contribuíram para que esta entidade fosse a grande referência do Brasil”, diz Santos, que destaca o trabalho junto à CNM para o desenvolvimento do municipalismo, que vem se mobilizando nos últimos anos na defesa das prefeituras.

Além de defender os interesses dos municípios do Paraná junto às demais instâncias de Poder, a AMP também oferece serviços de consultoria e assessoria nas áreas jurídica e tributária, bem como fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.

Uma das conquistas dos municípios este ano foi a aprovação no Senado, no último dia 14, da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 66/2023, elaborada pela CNM e que atende à quadro demandas: parcelamento especial das prívidas dos municípios junto à Previdência; novo modelo de quitação dos precatórios; equiparação das regras dos benefícios dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) às da União; e desvinculação de receitas. O texto segue para a Câmara.