A Arquidiocese de Londrina apresentou nesta segunda-feira (22) uma cartilha de orientação política que foi produzida e lançada pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ou seja, o regional que representa a Igreja Católica do Paraná junto à instituição. O documento de 24 páginas foi dividido em três partes, apresentando a relação da Igreja com a sociedade; explicando como funciona o pleito municipal; e também pontuando o que é a política.

“Essa cartilha atende a um a um objetivo da Igreja de continuar dando orientação segura de uma verdadeira política, da melhor política para o nosso povo. É uma contribuição de fato à cidadania. É uma questão também religiosa, porque trata de ética, da justiça, mas ao mesmo tempo é uma questão da sociedade”, destacou dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2.

LEIA TAMBÉM: Em Londrina, limite de gastos da campanha de prefeitos será R$ 2,3 milhões

O tema da cartilha é a esperança e o lema “A esperança não decepciona”, versículo extraído do livro de Romanos (Rm 5,5) da Bíblia. A inspiração para basear as reflexões foi da proposta do papa Francisco para o Jubileu Ordinário de 2025 que será vivenciado na Igreja Católica de todo o mundo: “Peregrinos da Esperança”.

“A nossa vocação é para a eternidade em Deus. A política contribui sobremaneira para que possamos ter desde já a valorização plena da dignidade humana. A valorização da justiça social, da educação, para que todas as pessoas possam viver o melhor de si e dos seus talentos, a questão da saúde, da segurança, da moradia. Quando queremos contribuir como Igreja é com esse pensamento para que é o avanço de tudo isso continue acontecendo”, pontuou.

O documento é apartidário, o que foi reforçado pelo arcebispo. “Nosso problema não é fé, mas a falta de formação política. Queremos combater essa ignorância para que de fato as pessoas possam votar bem, com responsabilidade”, frisou.

COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Entre os temas orientados ainda estão o combate à corrupção, desinformação e o uso consciente da inteligência artificial. “Estamos cercados por fake news. É preciso ter consciência sobre a necessidade de se fazer uma sondagem, buscar conferir se aquele material é verdadeiro ou não. Já a inteligência artificial pode ser usada para o bem, mas temos percebido que poderá ser usada para o mal. Então, temos que ficar muito atentos”, alertou padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina.

Os exemplares foram distribuídos nas paróquias para serem retirados gratuitamente ou podem ser baixados no site cnbbs2.org.br/.

Um resumo de todos os apontamos também está sendo disponibilizado por meio de podcast, dividido em dez episódios, na página “A política melhor 2024” na plataforma Spotify.

“Não é partidário. A política melhor é quando cuidamos do povo, sobretudo dos mais pobres, dos vulneráveis, dos que estão em situação de risco. Essa é a proposta do papa Francisco”, afirmou o sacerdote.

PARA TODOS

Com a Igreja Católica sendo alvo constante de grupos que acusam a instituição, incluindo a arquidiocese, de suposto partidarismo ou ideologia, o arcebispo ponderou que todos são convidados a ler a cartilha e ter esperança.

“A Esperança é questão de fé e não de ideologia. Pela nossa fé temos esperança de construir - aproveitando a expressão de Santo Agostinho – ‘a cidade de Deus’. Essa cidade é onde todas as pessoas conseguem viver com dignidade, aproveitando todas oportunidades e contribuindo a sociedade”, defendeu dom Geremias.