Alex Canziani tomou posse, segunda-feira (3) da SEI (Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital), em substituição ao deputado estadual Marcelo Rangel. A cerimônia, realizada na sede da SEI, no prédio da Celepar, em Curitiba, contou com mais de 300 pessoas, entre secretários, deputados estaduais e federias, prefeitos, autoridades, servidores, empresários e representantes do setor de todas as regiões do Estado.

“É uma responsabilidade grande ser escolhido pelo governador, por ser uma secretaria grande e por dar continuidade no trabalho que tem sido feito. Eu estou muito feliz e entusiasmado porque é uma área que eu trabalhei ao longo dos meus últimos 30 anos, com desenvolvimento, educação e inovação. Nós vamos procurar, junto com a equipe, fazer o melhor para transformar cada vez mais o Paraná”, afirmou o novo secretário da Inovação.

Com extensa experiência na administração pública e conhecido por sua atuação nas áreas da educação, tecnologia e inovação, Canziani presidia desde outubro de 2022 o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Pasta foi criada no ano passado

Canziani assume a pasta criada em janeiro de 2023, que é responsável por uma ampla gama de funções estratégicas no Paraná. As atribuições da SEI incluem formular e coordenar políticas de inovação, simplificar processos administrativos, promover uma gestão pública mais eficaz e transparente através da transformação digital, estimular a qualificação de recursos humanos, controlar a qualidade dos serviços e fomentar ambientes favoráveis a investimentos e empresas inovadoras.

A secretaria também monitora e coordena políticas para aumentar a competitividade do Estado, que foi reconhecido em 2024 como o mais inovador e sustentável do Brasil pela consultoria Bright Cities ISO 37120. Além disso, os ecossistemas de inovação do Estado estão sendo reconhecidos em premiações nacionais nas áreas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e cidades inteligentes.

10 núcleos no Paraná

Para atender todas as regiões e expandir os projetos pelo Estado, a SEI também criou 10 Núcleos Regionais da Inovação nos seguintes municípios: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Entre suas áreas de atuação, a SEI desenvolveu uma política de popularização da inovação. Esta iniciativa visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos paranaenses, mas também fomentar a sustentabilidade e promover o avanço dos municípios. A inovação é tratada como uma área transversal, integrando-se a diversos setores para impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar empregos e apoiar projetos realizados no Estado.

As ações da SEI estão voltadas para os seguintes pilares: auxílio aos municípios, apoio ao setor privado, desburocratização de serviços públicos, investimento em educação digital e inclusão através da tecnologia. (Com AEN)