Leio, analiso e cotejo as promessas de gestão embasada nas entrevistas com os postulantes à prefeitura de Londrina, publicadas neste conceituado jornal. O que me chama atenção é o fato de que nenhum candidato aborda sobre o término do teatro localizado no “Shopping Boulevard” (Teatro Municipal, ao lado do shopping), em construção, paralisado há anos! Fala-se de investimentos à cultura, sem mencionar à conclusão do referido teatro, ou seja, àquele “esqueleto” que, pelo visto, continuará o “elefante branco”, substituindo o “Marco Zero” de nossa cidade! Pensem nisso, senhores candidatos!

Aparecido Guergoletti (professor e técnico, de segurança ocupacional aposentado) Londrina

Corrupção impetuosa

Os sucessivos desmandos ocorrente diuturnamente na administração pública fogem de resto ao senso comum, e aos princípios gerais de direito e acaba por ultrajar o que preconiza a constituição em seu artigo 37. Ainda recentemente bradava o atual presidente que havia extinguido a "Lava Jato" porque em seu governo não havia corrupção. Este fato resultou em descontentamento generalizados em toda cúpula partidária em geral no país , sendo, no entanto, mitigada por alguns membros da instituição , abroquelando toda essa sujidade. Em ratificação a toda espurcícia noticiada, logo em seguida ocorreu o flagrante feito pela Polícia Federal sobre o inusitado e bizarro " dinheiro na cueca" do senador Chico Rodrigues , cujo político até então era tido como homem forte e de extrema confiança do presidente. Todos esses fatos revelam à triste e melancólica ideia da dimensão do mar de lama que envolve a gigantesca e endêmica corrupção e desmandos que crescem e se arvoram ininterruptamente na administração pública por todos os cantos do país. A propósito, não se trata de fato pontual e isolado, a mídia falada , escrita e televisada anunciarem e mostrarem diuturnamente atos dessa natureza espalhados por todo o continente brasileiro. Esse quadro bem demonstra um poderio vulcânico tal qual um tsunami devassador capaz de reduzir a pó toda esperança do povo brasileiro em dias melhores, como por exemplo: atendimento normal e eficaz na saúde pública, educação, segurança, política de habitação, saneamento básico em perímetro periférico dos centros urbanos e, tudo o mais de direito .Enfim, ordem e progresso nesse gigante adormecido chamado BRASIL, que é dilapidado de modo incessante exatamente por aqueles que deveriam realizar gestão da maior solicitude possível.

Antonio Francisco da Silva (advogado) Ibiporã

MEMÓRIA

5 de novembro de 2016

Tragédia de Mariana completa um ano

Um ano depois da maior catástrofe ambiental do Brasil, familiares das 19 vítimas do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), que devastou várias localidades no sudeste do país, ainda pedem por justiça. Em 5 de novembro de 2015, a barragem da mineradora brasileira Samarco - copropriedade da brasileira Vale e da anglo-australiana BHP-Billiton - se rompeu de maneira abrupta e liberou 32 milhões de metros cúbicos de lama, que arrasaram a cidade de Bento Rodrigues e continuaram com seu redemoinho de destruição até chegar ao Oceano Atlântico. Outras milhares de pessoas perderam suas casas e seus empregos. A Samarco enfrenta agora multimilionárias denúncias e acusações de homicídio qualificado e insiste que está fazendo todo o possível para superar o que considera um trágico acidente.