Meus parabéns ao advogado João dos Santos Gomes Filho, que escreveu nesta Folha, no dia 04 de novembro de 2020. Antes outros tantos profissionais se propusessem a estudar mais como ele, em vez de reproduzir os preconceitos de sempre e hoje inadmissíveis para uma sociedade que não aguenta mais toda essa violência institucionalizada.

Daniel Guerrini (professor da UTFPR) Londrina

Vergonha no judiciário

Fico estarrecido ao receber uma mensagem de vídeo envolvendo a audiência da modelo MARIANE FERRER realizada nas dependências do judiciário de Santa Catarina, onde esta foi humilhada e violentada (mais uma vez) no seu intimo. Na minha vida de advogado militante que perdura há mais de 45 anos, nunca presenciei tamanha violência, tudo nas barbas de um Juiz de direito que comandava a audiência e de um promotor de justiça que ficaram omissos pela postura do advogado que representava o réu da ação penal. A JUSTIÇA foi agredida e medidas urgentes e enérgicas deverão ser adotadas pelos envolvidos, o juiz que permitiu as ofensas e agressões, com afastamento definitivo (mas que, como “punição” continuará recebendo seu salário de forma integral); o promotor de justiça com suspensão, e finalmente o advogado que com seu modo de agir deverá ser igualmente cassada sua permissão de exercer o ofício judicante. Caso contrário, o judiciário será colocado em dúvidas quanto à sua imparcialidade (o réu é pessoa influente e elevadas posses financeiras) e idoneidade.

Carlos Henrique Schiefer (advogado) Londrina

MEMÓRIA

9 de novembro de 2018

UEL e UEM abrem primeiro doutorado em Arquitetura no Paraná

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) recebeu autorização para ofertar cinco novos programas de doutorado a partir de 2019. A formação de turmas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo UEL/UEM, Ciência da Informação, Filosofia, Fisiopatologia Clínica e Laboratorial e Sociologia foi aprovada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com isso, UEL e UEM (Universidade Estadual de Maringá) passam a ofertar o primeiro doutorado em Arquitetura e Urbanismo do Paraná e o terceiro do Sul do País. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, Amauri Alfieri, destaca que a parceria com outras instituições não é novidade em Londrina. “O mestrado em Arquitetura e Urbanismo associado à UEM foi criado em 2012.