A paisagem exuberante contrasta com os riscos enfrentados por quem trafega pela estrada estreita, sinuosa, de pavimentação precária em quase toda extensão. E tome caminhões. Um, dois, dez, de todo tamanho e finalidade que junto de automóveis, pedestres, veículos escolares, ambulâncias, bicicletas, motocicletas, colheitadeiras, tratores, animais disputam espaço na pista.

Afinal, todos precisam usar a única estrada pavimentada da região, cuja largura sequer acomoda quem vai e quem vem. O direito de ir e vir com segurança se rende a um recuo aqui, outro ali; para a esquerda, para a direita. Às vezes a vegetação impede a manobra; outra vez uma ponte estreita, uma placa de sinalização ou a geografia que se impõem: e tome ladeira abaixo de um lado e morro acima de outro.

Localizada em Guarapuava, na região centro do Paraná, a Estrada Municipal Vereador Benedito de Paula Louro, ou só Estrada do Guairacá, reserva uma surpresa a cada curva, para o bem ou para o mal. Com cerca de 50km de extensão, a principal via de acesso ao Distrito leva também ao Salto São Francisco, uma queda d´água com 196 metros de beleza exuberante, que atrai visitantes de todas as partes do estado e do país.

Criado em 1947, o Distrito do Guairacá, localizado a cerca de 45 km da área urbana, abriga parte da população rural do município, que diariamente enfrenta sérios riscos decorrentes da condição precária da via. “Eu estou imaginando que a estrada pensa que eu também sou com ela: uma coisa bem esquecida”. Como na poesia de Manoel de Barros, ao longo de muitos anos e por meio dos mais variados esforços de mobilização, a população local se ressente do esquecimento frente a tantas promessas e do descaso por parte do poder público.

Entretanto, se de um lado a estrada é perigo, de outro pode ser oportunidade para avançar. Um feliz encontro de propósitos pode mudar o desfecho desta história. Uma emenda aprovada no Orçamento do Estado no valor de R$ 90 milhões indica os recursos públicos para execução do projeto de revitalização da Estrada do Guairacá, que inclui a recuperação e alargamento do asfalto, a construção de ciclofaixa, acostamento praticável, sinalização, redutores de velocidade onde necessário e pavimentação nos cinco quilômetros finais.

Fruto da mobilização da comunidade, expresso em um abaixo assinado com cerca de 1500 assinaturas, a causa tem apoio de parte do Poder Legislativo local, que criou uma Comissão para Assuntos Relevantes sobre a Estrada, formada por vereadores e vereadoras de vários partidos, com participação de organizações da sociedade e de mandatos de deputados e deputadas estaduais e federais.

Apesar de todo engajamento, para que o recurso seja investido, é preciso vontade política do governador Ratinho Jr em destiná-lo à execução do projeto. Paralelamente, é necessário a contratação de serviço para elaboração do projeto técnico para embasar o processo, desde a licitação até a execução da tão sonhada obra.

O projeto depende também de que o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, exerça o papel de gestor das necessidades da população e encaminhe a demanda oficialmente à Secretaria da Infraestrutura e Logística do Paraná, para que possa ser avaliada e devidamente encaminhada para execução.

É sabido que a República Federativa do Brasil, desde as esferas de governo municipal, estadual e federal, coexiste em uma relação de mutualidade e papéis bem definidos, que resulta no apoio fundamental dos governos estadual e federal para o atendimento de demandas locais, principalmente em pequenos e médios municípios.

Convênios e repasses de verbas de natureza diversa permitem a realização de obras e implantação de ações voltadas ao desenvolvimento local “Brasil a dentro”. Motivo que reforça a importância do voto dado para eleger a pessoa responsável por representar os anseios e decidir o futuro de uma cidade, de um estado e do país. Os frutos desta decisão individual são colhidos por todas as pessoas, para o mal ou para o bem comum.

Mobilizadas em prol da revitalização da Estrada do Guairacá, população local e visitantes sonham com uma estrada segura, devidamente adequada para que possam ir e vir de forma segura. Neste propósito, seguimos juntos pela Estrada.

Clarita Rickli é jornalista, produtora agroecológica e membra do Coletivo Juntos Pela Estrada, movimento da sociedade criado em 2022 em prol da revitalização da Estrada do Guairacá

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