Dados divulgados na quarta-feira (14) pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que o Paraná tem as melhores notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referentes ao ano de 2023.

Segundo os dados, entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no Ideb no ensino médio, o que inclui as escolas estaduais e as escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8. A média nacional é de 4,3.

Nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba estudantes do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, cuja gestão é feita pelos municípios, o Paraná também aparece na liderança do Ideb com nota 6,7, acima do Ceará, que teve um índice de 6,6, e de São Paulo, com 6,5.

Criado em 2007, pelo MEC, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. A avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento, no intervalo de 0 a 10.

Em nível nacional, o Ideb aponta um leve aumento nos índices dos anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio, e leve queda nos anos finais. Houve avanço em relação a 2021, mas ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia. Isso ocorre com as notas de português e matemática nas três etapas avaliadas: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ensino médio.

O Ideb é o principal termômetro da educação básica brasileira. Muito se fala sobre a importância de o Brasil melhorar o nível de qualidade da educação, requisito fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, e essa pesquisa vem ajudar nessa conquista.

A análise dos resultados podem guiar os gestores públicos a tomarem decisões mais acertadas e, em muitos casos, ligar o sinal de alerta para recalcular a rota, ajudando a identificar tanto as escolas que precisam de mais apoio quanto aquelas que são exemplo de boas práticas.

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