No calendário eleitoral, conforme se aproxima o dia da votação, as pesquisas de opinião e intenção de voto ganham mais interesse do eleitor. Esses levantamentos devem ser realizados por institutos preparados tecnicamente para realizá-los, pois demandam critérios importantes para garantir sua confiabilidade.

Na última quarta-feira (19), a FOLHA, em parceria com a Rádio Paiquerê 91,7, divulgou a nova pesquisa realizada pelo Instituto Multicultural, mostrando que o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) tem 31,8% das intenções de voto na disputa pela prefeitura de Londrina.

Em segundo lugar, a pesquisa apontou a ex-secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), que marca 17,3%. O cenário é de segundo turno, com disputa acirrada pela vice-liderança - outros dois candidatos empatam tecnicamente com Maria Tereza.

Tercílio Turini (MDB) aparece na sequência com 12,7%, seguido por Barbosa Neto (PDT) , com 12,3%. Considerando a margem de erro, três prefeituráveis estão tecnicamente empatados no segundo lugar.

As entrevistas foram realizadas entre 13 e 15 de setembro, com um total de 1.064 eleitores. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PR-07455/2024 e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança estimado é de 95%.

Descolados do pelotão de cima estão o policial militar Coronel Villa (PSDB), com 9,5%; a educadora Isabel Diniz (PT), com 1,8%; e o deputado federal Diego Garcia (Republicanos), com 1,4%. Nenhum, branco e nulo são 7,7%, e 5,5% dos entrevistados disseram não saber em quem votar. O diretor estatístico do Instituto Multicultural, Edmilson Leite, aponta que o cenário atual é de segundo turno.

Na pesquisa espontânea, 33,2% dos entrevistados responderam que não sabem em quem votar no dia 6 de outubro. Esse percentual teve uma significativa redução em comparação com o levantamento de agosto, quando os indecisos eram 46,2%.

“Não é que eles sejam indecisos, é que eles ainda não entraram naquele espírito de campanha eleitoral. Quando você apresenta os nomes, você vê esse número despencar de 33,2% para 5,5%”, sublinha.

Estamos a 17 dias das eleições e até lá é importante que os eleitores se informem sobre os candidatos e os planos de governo que eles apresentam. Isso vale tanto para quem não escolheu o seu candidato ou quer conhecer melhor quem terá o seu voto.

Nesse sentido, a pesquisa é mais uma ferramenta potente de informação. Um dos principais objetivos é conhecer, naquele momento, a tendência de voto de um município, estado ou país. A partir de uma amostra, os pesquisadores buscam estimar o comportamento dos demais eleitores.

São várias técnicas e estratégias aplicadas e, obviamente, não é possível garantir a precisão dos resultados, por isso existe a chamada margem de erro. Mas as consultas são importantes para mostrar ao eleitor uma "fotografia" do momento em que ela foi realizada, ajudando assim a balizar eleitores, candidatos e partidos.

Obrigado por ler a FOLHA!