A partir deste sábado (20), com o início do prazo para as convenções partidárias, será dada a largada oficial para as eleições municipais de 2024. Até o dia 5 de agosto, os partidos e federações precisam definir quem será candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador, dando o tom de como será a disputa de outubro.

Em Londrina, onde pelo menos sete nomes pretendem disputar o Executivo, a expectativa é que as convenções evidenciem como será a corrida pela sucessão do prefeito Marcelo Belinati.

No primeiro dia do prazo já está agendada a convenção da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), que tem a educadora Isabel Diniz (PT) como pré-candidata. O encontro será neste sábado, a partir das 13h30, no auditório do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina). A tendência é que a vice na chapa de Diniz seja a professora Marcia Bastos de Almeida, presidente do PCdoB de Londrina.

Já os outros partidos realizarão suas convenções nos primeiros dias de agosto, ganhando pelo menos mais uma semana para articulações. Esses eventos são importantíssimos porque são nessas reuniões em que se homologa o nome de urna dos candidatos e o número em que eles irão concorrer.

Após a convenção, o primeiro prazo que os partidos devem cumprir é a entrega da ata e da lista dos participantes à Justiça Eleitoral até o dia seguinte à realização do evento. O dia 15 de agosto é o último para o registro de candidatura. Essa primeira quinzena de agosto é um período de intensa articulação política.

Em 2024, os eleitores vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Muitas vezes, as eleições para presidente da República e governadores atraem mais atenção dos cidadãos brasileiros. Mas as eleições municipais deveriam ter toda atenção das pessoas aptas a votarem pois é nas cidades que se exerce diariamente a cidadania.

Conhecer as reais funções dos vereadores e prefeitos e a importância do trabalho deles para o bem-estar dos munícipes faz toda a diferença antes de teclar o voto na urna eletrônica.

Em 2024, os brasileiros vão definir o futuro das cidades para os próximos quatro anos. É essencial conhecer as ideias e propostas dos candidato e dos partidos políticos ao qual eles estão filiados. Da mesma maneira, toda atenção com o passado e a atuação de quem se apresenta para um cargo político. Lembrando que a beleza e o sentido da democracia estão justamente na possibilidade de o cidadão exercer a soberania do voto.

Obrigado por ler a FOLHA!