Município da Região Metropolitana de Londrina, Assaí conquistou esta semana, no dia 11 de junho, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Empreendedorismo na Educação. O título encheu de orgulho os 13,7 mil habitantes da cidade e também a população do Norte do Estado, pois se trata de importante premiação, recebida pelo prefeito Tuti Bomtempo, em Brasília. A cerimônia reuniu gestores de todos os estados brasileiros.

A iniciativa, que está na 12° edição, busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios brasileiros, e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública. Assaí já tinha vencido a Etapa Estadual do Prêmio, e concorria com os vencedores estaduais dos outros 26 estados.

O projeto vencedor, chamado "Assaí Tech" comprovou seus resultados através de visitas técnicas do Sebrae e o gerente regional do órgão, Rubens Negrão, lembrou que o reconhecimento nacional é sinal de que os gestores acreditam no empreendedorismo como agente transformador.

Outra cidade paranaense também foi campeã no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A capital, Curitiba, foi classificada em primeiro lugar na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável.

O Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias e o bom posicionamento do estado na premiação é o reconhecimento para todas as pessoas que acreditam na força do empreendedorismo ligado à educação, à tecnologia e à sustentabilidade. Também evidencia o papel importante das gestões públicas em promover inovações e no impacto positivo que essas mudanças causam na sociedade.

Enquanto Assaí mostra que é possível transformar o futuro de seus cidadãos pela educação, Curitiba dá exemplo ao Brasil na união entre crescimento urbano e práticas sustentáveis.

Que a premiação traga visibilidade às boas práticas paranaenses, para que elas possam inspirar outras cidades a adotarem medidas semelhantes ou a implementarem projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo em nossas comunidades.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!