O rápido crescimento da área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) não é um fato novo e nem transitório. É um fenômeno que vem ocorrendo há vários anos e chamam a atenção as dificuldades que o mercado de trabalho tem para encontrar mão de obra qualificada.

Especialistas citam vários motivos para essa dificuldade em contratar o profissional de TIC. Uma delas é a escassez de talentos, o que leva as empresas a disputarem pessoas capacitadas no mercado. Outro motivo seria o fato de os currículos das escolas e faculdades não conseguirem acompanhar a rápida evolução do meio digital.

O governo do Paraná começou nesta semana a realizar um importante trabalho de formação de alunos da rede pública para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação. Trata-se do programa Talento Tech, que atenderá em 2024 mil jovens. Eles foram selecionados previamente e as aulas, de forma remota, começaram na última segunda-feira (22).

O curso levará 10 meses, prevendo 800 horas de conteúdos virtuais e encontros presenciais. Os estudantes de ensino médio e superior selecionados receberam computadores, que serão devolvidos ao final das aulas, e bolsas de estudo.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que além de ensinar um conteúdo profissional importante, que deve suprir parte da alta demanda de empregos na área, o projeto visa o desenvolvimento de municípios com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos, estimulando a retenção desses jovens em suas cidades de origem.

“Funciona como uma grande indústria de tecnologia que vamos poder levar a pequenos municípios do Estado, podendo transformar a realidade dessas cidades com o incremento de renda e oportunidade para o jovem”, afirmou.

O projeto é previsto para três anos com investimento inicial de R$ 62 milhões para todo o período. O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, ressaltou que além da formação, dos empregos e da melhoria na condição socioeconômica das cidades, o projeto também vai fazer com que esses alunos se tornem referências para amigos e colegas.

A transformação digital é um processo que exige respostas e investimentos dos setores público e privado na formação e qualificação profissional. Por isso a relevância desse projeto paranaense, principalmente porque tem a possibilidade de mudar a realidade nos municípios que precisam se desenvolver economicamente.

É urgente que o Brasil busque soluções estruturais para capacitar mão de obra para TIC, realizando investimentos, incluindo a tecnologia nas grades curriculares e conscientizando os jovens sobre as oportunidades nessa carreira.

Obrigado por ler a FOLHA!