Londrina tem 2.604 pontos de ônibus. Noventa e três deles são do tipo de abrigo Superbus, que oferece um pouco mais de conforto para os usuários do transporte coletivo. O que era para ser uma vantagem transformou-se em um grande problema, desde que as estruturas passaram a ser alvo de vandalismo e descaso.

É o caso de uma estrutura na avenida Higienópolis, perto da Juscelino Kubitschek, duas das principais vias da cidade. O local onde os passageiros esperam os veículos está sujo, pichado e com vidros danificados.

Quem resume o sentimento dos usuários do transporte coletivo é a auxiliar de cozinha Claudia Lima Olimpio, que espera o ônibus todos os dias naquele local. “Deveriam dar mais atenção para isso. Só arrumam em época de eleição. Não se importam com o trabalhador que depende desse ponto”, reclamou a trabalhadora à reportagem da Folha de Londrina.

Em muitos outros pontos, os vidros que deveriam proteger contra a chuva foram arrancados. Além disso, apresentam ferrugem e diversos rabiscos. “O pessoal paga pelo ônibus e tem uma estrutura como essa, feia. O povo não merece, é falta de respeito”, desabafou o aposentado João Ramos Lourenço, que mostra o outro lado da moeda - a ação de vândalos que destroem o patrimônio público e prejudicam o dia a dia de quem precisa ir e voltar do trabalho de ônibus.

Os abrigos para o projeto Superbus foram implantados em 2017 com a proposta de deixar os locais de embarque e desembarque dos coletivos mais modernos, confortáveis e acessíveis. Estes pontos foram colocados, principalmente, na área central, zona sul e nas avenidas mais movimentadas das regiões leste e norte.

Mais complicada é a situação dos passageiros que precisam esperar o transporte nos pontos do tipo palito, ou seja, sem nenhum tipo de proteção ou cobertura.

Após pedido por meio da Lei de Acesso à Informação, a administração municipal declarou que os pontos de ônibus do tipo palito são “frequentemente substituídos por cobertos”. No entanto, a companhia ponderou que “por razões técnicas, como calçadas estreitas, e pela instalação provisória de novos itinerários há a necessidade de utilizar os pontos tipo palito”.

Já em relação à manutenção, o órgão garantiu que possui uma equipe operacional para fazer o trabalho nos pontos de ônibus padrão. E os do modelo Superbus, a informação é que a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação está elaborando um projeto para manutenção.

O ideal seria que a população zelasse pelas estruturas que proporcionam conforto às pessoas que esperam pelo ônibus. Com os recursos economizados no conserto dos atos de vandalismo, o município poderia investir em outros benefícios aos usuários do transporte coletivo.

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