O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, se aproxima trazendo uma oportunidade para o comércio recuperar as vendas, especialmente após o desempenho abaixo do esperado no Dia das Mães. A análise dos desafios enfrentados e das expectativas para a nova data revela a importância de estratégias bem planejadas para atrair consumidores e aumentar as vendas.

No Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comércio, os lojistas paranaenses enfrentaram uma queda de 6,5% nas vendas em comparação ao ano anterior. Segundo a pesquisa da Faciap, 51% dos comerciantes relataram vendas inferiores, enquanto 30% apontaram estabilidade e apenas 19% observaram um aumento.

Entre os principais fatores para essa queda, destacam-se a redução do poder de compra dos consumidores e o aumento da inadimplência. Em Londrina, por exemplo, houve um crescimento de 58,3% no número de consumidores inadimplentes em abril de 2024 comparado ao mesmo mês de 2023. A alta taxa de juros também foi um fator negativo, dificultando o acesso ao crédito e, consequentemente, afetando o consumo.

Apesar dos desafios, o Dia dos Namorados traz expectativas positivas. Uma sondagem da Fecomércio-PR e Sebrae-PR indica que 47,1% dos paranaenses pretendem presentear alguém especial nesta data, um percentual similar ao do ano passado. Esse dado sugere uma estabilidade na intenção de compra, que pode ser explorada de forma estratégica pelos comerciantes.

Os homens lideram nas intenções de compra, com 50,6%, enquanto entre as mulheres o percentual é de 44,1%. Apesar da queda de 2,7% no tíquete médio dos presentes, os consumidores estão dispostos a gastar em itens como perfumes, cosméticos, roupas e jantares românticos, o que demonstra a relevância emocional da data.

Dados nacionais divulgados nesta terça-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também mostram números alentadores. A economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) apresentou alta de 0,8%.

Se o cenário ainda se mostra incerto para uma recuperação plena da economia brasileira, há que se aproveitar as oportunidades que surgem com as datas comemorativas.

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