A edição da FOLHA de 08/10/2024 trouxe as "bandeiras" dos 8 novos vereadores eleitos no domingo, em Londrina. Lendo atentamente o que foi escrito, percebo que apenas um deles chegou próximo do que realmente se espera que um vereador faça. Na sua totalidade, as declarações são amplas e genéricas, dirigindo-se a uma fatia específica da população, provavelmente aqueles que os elegeram. Os enfoques são específicos para determinadas áreas e pessoas. Apenas um disse que "quer ser um fiscalizador do orçamento".

Quero lembrar aos senhores vereadores, os novos e os antigos, que, após serem eleitos, passam a ter, resumidamente, dois norteamentos:

1 - elaborar Projetos de Lei de competência do Legislativo, que tenham abrangência geral e tragam benefícios para toda a população, sem qualquer diferenciação por credos, etnias ou outros parâmetros quaisquer.

2 - fiscalizar todas as ações do Prefeito, no âmbito financeiro, administrativo e jurídico, denunciando aquelas que sejam incorretas. (nenhum vereador falou sobre isso).

No dia de ontem, 07/010/24, o vereador reeleito Deivid Wisley declarou que a partir de agora vai se preocupar com as "causas dos idosos", porque "todos os animais que resgatamos têm, por trás deles, uma família que, muitas vezes, também tem um idoso".

Como presidente da Asapel (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Londrina), pergunto: e o que fará pelos idosos que não têm, à sua frente, um animal?

Nina Cardoso (psicóloga) Londrina