São Paulo - O Nobel de Química de 2021 foi para o alemão Benjamin List, do Instituto Max-Planck, na Alemanha, e o britânico David MacMillan, da Universidade de Princeton, nos EUA, pelo desenvolvimento de uma ferramenta engenhosa e poderosa para construção de moléculas orgânicas, conhecida como organocatálise assimétrica. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (6), na Academia Real Sueca de Ciências, em Estocolmo, na Suécia.

Prêmio de Química ficou com o alemão Benjamin List e o britânico David MacMillan
Prêmio de Química ficou com o alemão Benjamin List e o britânico David MacMillan | Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

A técnica desenvolvida no início dos anos 2000 pelos pesquisadores tem impacto na pesquisa farmacêutica e fez a química mais ambientalmente amigável. Até as pesquisas independentes dos dois cientistas, acreditava-se que existiam somente dois tipos de catalisadores - substâncias que, basicamente, ajudam a controlar e acelerar processos químicos: metais e enzimas.

List e MacMillan, então, desenvolveram a organocatálise assimétrica, com base em pequena moléculas. Segundo List, há cerca de 20 anos, os catalisadores eram cerca de 1 milhão de vezes menos eficientes. O pesquisador afirmou, durante o anúncio do prêmio, que a verdadeira revolução do que ele e MacMillan desenvolveram são atuais catalisadores orgânicos extremamente reativos, que possibilitam um alcance que não seria possível com enzimas ou metais.

"Eu sentia que eu era o único trabalhando nisso. Não sabia que havia outros estudando. Quando eu fiz esse experimento, eu não sabia o que iria acontecer e pensei que poderia ser uma ideia estúpida. Quando eu vi que funcionou, eu senti que poderia ser algo importante", diz o pesquisador do Max-Planck.

A construção de moléculas por humanos é uma espécie de brincadeira de montar blocos, algo como Lego ou o jogo Minecraft (dependendo da sua idade). E, para isso, são necessárias reações potentes e uma metodologia adequada.

Os pesquisadores premiados dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 6,3 milhões. Além disso, cada um deles recebe uma medalha, com a face de Nobel, e um diploma.