As preferências arquitetônicas mudam constantemente com o tempo. Com seus inúmeros estilos e possibilidades abrangendo muitos gostos, bolsos e pessoas por onde chega.

Nos últimos tempos, o que tem ganhado visibilidade e presença em projetos se tornando referência entre o público é aquela parede ‘crua’ antes vista como inacabada. Estas paredes vêm se aproximando do estilo rústico, contemporâneo, e industrial. O material utilizado é majoritariamente o concreto aparente ou revestimentos cimentícios.

Imagem ilustrativa da imagem Revestimentos cimentícios ganham cada vez mais destaque
| Foto: Henrique Ribeiro/Divulgação/ PB Arquitetura

“Podem ser moldados no local da construção ou em placas 3D que utilizamos muito para arquitetura de interiores. Tratam-se de elementos muito versáteis que, além dos ambientes internos, também podem compor áreas externas como fachadas e jardins”, comenta Bernardo Tressino, arquiteto no escritório PB Arquitetura.

Novas tendências trazem perspectivas diferentes para os consumidores, mas isto só é possível com o avanço da tecnologia. Estas peças industrializadas que simulam a estética da madeira, porcelanato e couro são um novo horizonte de possibilidades para a arquitetura.

Imagem ilustrativa da imagem Revestimentos cimentícios ganham cada vez mais destaque
| Foto: Henrique Ribeiro/Divulgação/ PB Arquitetura

Por ser um material em alta é normal que aconteça repetição, então, a solução para não cair na mesmice é a criatividade, comenta Priscila Tressino, arquiteta do escritório PB Arquitetura. Revestimentos cimentícios são versáteis e podem ser colocados de diversas maneiras e lugares além da sala de estar como quintas, jardins, colunas e afins. “ É daqueles elementos que consideramos um ‘coringa’ na arquitetura de interiores”, reflete.

Imagem ilustrativa da imagem Revestimentos cimentícios ganham cada vez mais destaque
| Foto: Henrique Ribeiro/Divulgação/ PB Arquitetura

Com a grande demanda aparece variações destes materiais podendo confundir muitas pessoas, mas entre eles alguns detalhes são decisivos na hora da escolha, sendo eles:

Revestimento Cimentícios: São placas prontas paginadas sobre pisos ou paredes.

Concreto Aparente: Conhecido como concreto arquitetônico, é uma estrutura crua, moldada em formas e estruturada internamente com vergalhões ou malhas de aço.

Cimento Queimado: É uma técnica que usa argamassa preparada com cimento, areia e água que, por sua vez, é aplicado com desempenadeira para dar nivelamento. “O material, por si, tem uma essência porosa e a superfície pode ser impermeabilizada”, relata Priscila.

Mesmo sendo conhecidos pela resistência e durabilidade é necessária manutenção conforme o tempo passa, principalmente quando são de concreto ou coloridos. Uso de produtos abrasivos ou ásperos podem manchar e danificar as peças devido a porosidade.

Já em ambientes internos a recomendação é uso de espanador, luvas ou panos de microfibra em conjunto ao detergente neutro. E as famosas lavadoras de alta pressão podem ser utilizadas com jato aberto em leque nas áreas externas. (Com Assessoria de DC33 Comunicação).

----

Estagiária sob supervisão de Adriana De Cunto


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.