Imagem ilustrativa da imagem Sesa orienta para novo ciclo de testes em Instituições de Longa Permanência
| Foto: iStock

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) atualizou no dia 12 de novembro a Nota Orientativa número 41 e recomendou a realização de um novo ciclo de testagem de Covid-19 nas 450 ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) do Estado a fim de evitar novos surtos da doença. A orientação é devido ao atual estágio da pandemia e da necessidade de rastreamento laboratorial e cuidado permanentes nas ILPIs públicas, privadas e filantrópicas.

A Nota Orientativa 41 destaca a importância das instituições estabelecerem um cronograma para os exames visando a identificação precoce da presença do vírus, além da utilização das medidas de prevenção e controle de forma intensiva. Os insumos para os testes são disponibilizados pela Sesa, diante de demanda cadastrada pelos municípios junto às 22 Regionais de Saúde da Sesa.

Cerca de 10 mil idosos e 6 mil profissionais que atuam nestes institutos devem participar do novo ciclo. A recomendação é que todos façam o exame, mesmo que já tenham sido testados no primeiro ciclo ocorrido no início de julho.

Desde o início do primeiro ciclo, foram detectados casos positivos em 129 instituições que informaram seus resultados, e em 97 delas os casos foram encontrados de forma precoce, informou a Sesa.

Em Londrina, desde o começo da pandemia, já foram realizados mais de 3 mil testes nos 205 idosos residentes das três ILPIs conveniadas do município e nos cerca de 400 das casas de repouso particulares. Os testes também foram feitos nos funcionários, que chegam a 400.

Desde o início dos testes, 75 idosos foram diagnosticados com a Covid-19, dos quais 21 foram a óbito e 54 foram considerados curados. No momento, a secretária do Idoso, Andréa Danelon, afirma que não há novos casos registrados nas instituições. "Apesar de no momento não termos nenhum caso positivo em idosos nas Instituições de Longa Permanência em Londrina, tanto conveniadas quanto particulares, a Secretaria Municipal do Idoso e da Saúde recebem relatórios completos toda semana com o estado de saúde dos idosos e dos funcionários."

De acordo com Danelon, um novo ciclo de testes da Sesa deve ser realizado nas instituições a partir desta terça-feira (17). Os testes são aplicados através das UBS (Unidades Básicas de Saúde) de referência e devem prosseguir até a primeira semana de dezembro.

A testagem é realizada de acordo com o panorama da pandemia, mas nove ciclos já ocorreram através do município, do Estado e do Instituto Itaú, afirma a secretária. Ela garante que, até o final da pandemia ou o surgimento da vacina, os idosos continuarão sendo testados.

"Os protocolos continuam os mesmos e o decreto 548/2020 continua em vigor. A testagem é importante para sabermos o mapeamento da circulação do vírus entre essas instituições, porque esse público atingido é considerado de alto risco, devido à idade avançada, às comorbidades associadas a fragilidade na saúde."

ORIENTAÇÕES

A Nota Orientativa da Sesa destaca que, diante das características dos residentes nas ILPIs, a identificação do primeiro caso de Covid-19 já deve ser considerada como surto desencadeando imediatamente todas as ações de atenção e vigilância necessárias.

A Sesa recomenda que – quando for detectado resultado positivo no RT-PCR, seja de residente ou trabalhador, deve-se seguir com a testagem semanalmente até que todos tenham resultados negativos por duas coletas consecutivas.

Em caso de confirmação, os residentes com suspeita por Covid-19 devem permanecer em isolamento e os trabalhadores devem ser afastados.

As instituições que não apresentarem casos positivos após a testagem de todos os idosos e profissionais, devem seguir com o rastreio com RT-PCR dos trabalhadores a cada 15 dias.

Os municípios devem estabelecer o ponto da rede de Atenção à Saúde que dará suporte à ILPI, que poderá ser uma Unidade Básica de Saúde, Hospital referência e /ou Serviço de Remoção.

BOLETIM

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina reportou mais uma morte pela infecção causada pelo novo coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 74 anos. Segundo a secretaria, ele tinha comorbidades e faleceu no último dia 14. Com mais uma morte, Londrina agora soma 339 óbitos em decorrência da Covid-19. O informativo também trouxe 42 novos casos de coronavírus na cidade, que agora totaliza 13.480 testes positivos para o vírus.

O número de casos de coronavírus no Estado subiu para 238.291, com 1.668 novas confirmações registradas nesta segunda-feira (16). O boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) também dá conta de mais 31 óbitos decorrentes da infecção causada pelo vírus. Assim, o número de mortos em decorrência da Covid-19 foi para 5.677 no Paraná. A média móvel de casos , calculada com base nos casos de coronavírus divulgados nos últimos sete dias, chegou a 1.274 no Estado e subiu 44,8% em relação a duas semanas atrás.