Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Ponta Grossa entra em isolamento social

O prefeito de Ponta Grossa (Campos Gerais), Marcelo Rangel, entrou em quarentena após ter contato com o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que na sexta-feira (12) teve diagnóstico positivo para Covid-19. Na última quarta-feira (10), Rangel havia participado de uma reunião, em Curitiba, com o parlamentar. A Prefeitura de Ponta Grossa emitiu nota e o prefeito também divulgou um vídeo nas suas redes sociais explicando a situação.

Segundo Rangel, na quarta-feira ele viajou a Curitiba onde se encontrou com Bakri em seu gabinete para tratar da liberação de recursos para a instalação de pontos de ônibus em Ponta Grossa. Segundo o prefeito, a Paranacidade exige que todos os trâmites sejam feitos presencialmente. O encontro com Bakri, disse Rangel, durou cerca de duas horas e aconteceu “em uma sala relativamente pequena”. Ele reforçou, no entanto, que em nenhum momento retirou a máscara, mas que durante uma live da qual participou com o deputado, Bakri chegou a retirar o equipamento de proteção porque quem assistia à transmissão estava com dificuldade para entender o que o parlamentar dizia. “Não retirei a máscara em hipótese nenhuma, viajei a Curitiba com a (máscara) N95, que protege ainda mais, mas tive contato com o líder do governo do Estado. Tenho que adotar todos os protocolos”, explicou Rangel no vídeo. “Estamos torcendo pela recuperação do deputado.”

Na noite de quinta-feira (11), feriado, o prefeito participou de uma transmissão ao vivo pela internet com integrantes do COE (Comitê de Emergência) e parte da equipe de comunicação da prefeitura para anunciar novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Mas conforme parecer do comitê, quem esteve presente durante essa transmissão não precisará entrar em isolamento. “Não tive contato com ninguém, não fui a supermercado, em lugar nenhum. Só tive contato com cinco pessoas do COE, com distanciamento grande e máscaras”, esclareceu.

“Eu preciso falar para o povo de Ponta Grossa porque vou adotar o protocolo e fazer o teste após sete dias. Não tenho sintoma nenhum, não é preocupante”, disse o prefeito, que também trabalha em uma rádio e já está providenciando os equipamentos para fazer o programa de casa. “Tenho que ter responsabilidade. Vou me separar dos familiares. Se for positivado, a vida é assim. A gente tem que enfrentar e isso é para demonstrar que ninguém está a salvo.”

Em nota, a assessoria de Bakri informou que desde o início da pandemia, o parlamentar tem adotado todas as medidas de prevenção, assim como o gabinete da Liderança do Governo segue restrições em relação ao número de funcionários em trabalho presencial, conforme determinação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

A nota esclarece ainda que há quase três meses, o deputado cancelou todas as agendas de visitas ao interior e tem restringido suas atividades entre a residência em Curitiba e os prédios da Assembleia e do governo do Estado. “As saídas desse trajeto se resumem a necessidades essenciais, como idas eventuais ao mercado ou à farmácia”, diz o texto.

Por fim, o líder do governo pede que os paranaenses se mantenham vigilantes em relação ao enfrentamento do novo coronavírus, visto que, mesmo com todas as medidas preventivas, ele contraiu a doença.