Imagem ilustrativa da imagem Prefeito alerta sobre fake news envolvendo Covid-19

O prefeito Marcelo Belinati alertou a população em relação a fake news envolvendo dados da Covid-19 em Londrina. Durante a live semanal transmitida pelo Facebook no início da noite de domingo (28) o chefe do executivo pediu que os londrinenses parem de compartilhar notícias falsas que, segundo ele, só atrapalham o trabalho de controle da pandemia que está sendo realizado na cidade.

“Gostaria de esclarecer mais uma vez que existe uma diferença entre os dados divulgados pelos cartórios porque nos boletins da prefeitura só computamos os casos após o resultado do exame. E Londrina é a cidade que mais testa no Paraná, chegamos a testar duas, três, até cinco vezes o mesmo paciente”, ressaltou.

Belinati também desmentiu boatos de que o governo paga por paciente internado ou morto com diagnóstico de coronavírus. “Dizem que os hospitais chegam a receber R$ 18 mil por paciente e que por isso as pessoas colocam a Covid em todos os diagnósticos. Isso é uma mentira. É ridículo acreditar nesta besteira. O que acontece é exatamente o contrário. O Brasil é o mais com maior número de sub-notificações. Existem muito mais casos confirmados do que os que estão sendo divulgados. Prova disso é um dado do Ministério da Saúde que comprova que houve um aumento de 507% no registro de síndromes respiratórias no Paraná em 2020 em comparação com todo o ano de 2019. Ou seja, nestes dados tem muitos casos de Covid que não estão sendo registrados adequadamente”, enfatizou.

O prefeito criticou comentários que afirmam que pacientes da rede pública estão recebendo tratamento diferente da rede privada. “Todo medicamento que tem nos hospitais particulares também tem no SUS. Tudo o que está sendo feito no Brasil e no mundo está sendo feito em Londrina. E qualquer medicamento que o médico receitar nós temos, pois seguimos o protocolo do Ministério da Saúde”, ressaltou.