Imagem ilustrativa da imagem Missa celebra despedida de arcebispo de Cascavel

Uma missa celebrou a despedida do arcebispo de Cascavel, dom Mauro Aparecido dos Santos, na manhã desta sexta-feira (12), na Catedral de Cascavel (Oeste). O religioso faleceu no início da noite de quinta-feira (11), de complicações decorrentes da Covid-19. Ele tinha 66 anos de idade e era arcebispo da arquidiocese desde 2007.

Dom Mauro teve diagnóstico positivo para a Covid-19 no dia 16 de fevereiro e foi internado em um hospital particular da cidade. Três dias depois, foi transferido para um leito de terapia intensiva, mas não resistiu às complicações da doença.

Na missa de despedida, o celebrante, o arcebispo metropolitano de Londrina, dom Geremias Steinmetz, lembrou da trajetória de dom Mauro na vida religiosa. Os dois atuaram juntos no comando da Regional Sul 2 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), onde dom Mauro exerceu o cargo de presidente, entre 2014 e 2021.

“Seu pensamento foi expresso sempre com simplicidade e clareza. Penso que essas foram características de seu trabalho como arcebispo aqui e em toda a sua vida como padre, cristão, bispo”, disse dom Geremias, ressaltando a influência “altamente positiva” que dom Mauro teve na vida de centenas de padres e bispos que ajudou a orientar. “Ele era um homem totalmente de igreja na sua vida, na sua existência, no seu trabalho, no seu pensamento. Era alguém que amava profundamente.”

Dom Mauro nasceu em Fartura, no interior paulista, e foi ordenado sacerdote em 1984, em Jacarezinho (Norte Pioneiro). Em quase 40 anos de vida religiosa, o arcebispo passou pelas dioceses de Jacarezinho, Campo Mourão e Umuarama.

Desde o momento em que o corpo de dom Mauro chegou à catedral de Cascavel, ainda na noite de quinta-feira, foram celebradas missas a cada duas horas, restritas aos padres e seminaristas, com transmissão pelas redes sociais. A missa de despedida, de corpo presente, começou às 9 horas e, por volta das 10h30, o corpo do bispo foi levado para o Cemitério Central da cidade, onde foi sepultado.

“Rezemos por nossa arquidiocese e pelo repouso eterno de nosso arcebispo”, disse, em comunicado, a arquidiocese de Cascavel.

O governador Ratinho Junior lamentou a morte do arcebispo. “Por onde passou, dom Mauro deixou um caminho de fé, solidariedade e sabedoria, e fará muita falta ao Paraná e para toda a Igreja brasileira. Que Deus o receba em suas mãos e conforte os fiéis, amigos e familiares”, afirmou em nota o governador.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1