+-Neste sábado (20), a engenheira florestal e escritora Ana Erika Lemes Dittrich vem da Alemanha até Rolândia (PR) para fazer o lançamento do primeiro livro 100% brasileiro sobre Banho de Floresta, uma técnica terapêutica originária do Japão. O evento de lançamento é aberto ao público e será na Pousada Marabu às 17h. Os participantes também terão à disposição um café vegano e o livro estará à venda por R$40 reais.

Este é o primeiro livro escrito em português do Brasil sobre a temática. Todos os outros livros que tratam sobre o Banho de Floresta foram traduzidos de outras línguas, como inglesa ou japonesa. “Na realidade, eu quis não só propulsionar ou dar um pontapé inicial do Banho de Floresta no Brasil, mas eu quis fazer com que as pessoas tivessem um livro ágil, prático, com uma linguagem em que o leitor possa se identificar, e que ao ler ele não se depare com palavras e com expressões que ele não conhece, o que muitas vezes acontece quando um livro é traduzido de outro idioma para o português”, explica a autora.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense lança primeiro livro brasileiro sobre Banho de Floresta
| Foto: Arquivo pessoal

BANHO DE FLORESTA

O Banho de Floresta é uma terapia florestal que nasceu no Japão em 1982, quando a Agência Florestal do governo começou a incentivar as pessoas a saírem de casa e passarem um tempo imersas na natureza. O nome original é shinrin-yoku que, traduzido ao pé da letra, significa ‘mergulho na atmosfera florestal’. Nesta técnica, os participantes passam um tempo em contato com a natureza e ao ar livre, que pode ser num parque ou floresta. De acordo com Ana Erika, que também é formada em Ecopsicologia Aplicada, “essa prática não é fazer passeio, não é fazer uma trilha, ela tem um cunho terapêutico”.

A primeira vez que a profissional ouviu sobre o Banho de Floresta foi em 2015, quando já trabalhava no local com outras pessoas por causa da formação em Pedagogia Florestal pela Escola SGD de Darmstadt na Alemanha. “Eu achei uma prática muito interessante pelo o que ela preza, que é a reconexão do ser humano com a natureza e as vantagens que o ser humano tem para sua saúde”, justifica.

Para escrever o livro “Banho de Floresta: um reencontro com a Natureza para renovar o espírito e restaurar a saúde”, a autora se inspirou no Dr. Qing Li, um professor chinês da Escola Nipônica de Medicina em Tóquio, no Japão, sendo considerado o pai do Banho de Floresta.

A AUTORA

Ana Erika Lemes Dittrich vive na Alemanha há quase 20 anos. Ela nasceu em Londrina e, sete anos depois, foi morar em Rolândia. A escritora compartilha que tem contato com a natureza desde pequena e isso foi crescendo com o passar dos anos, incentivando-a a iniciar a formação acadêmica em engenharia florestal. “Eu sempre tive uma certa conexão com árvores, florestas, rochas, montanhas, praias, savanas, cerrado, caatinga, todos os habitats e biomas. Por isso que eu não foco só na floresta, mas na natureza, porque tudo é natural e tudo tem um efeito terapêutico no corpo humano”, conta.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense lança primeiro livro brasileiro sobre Banho de Floresta
| Foto: Arquivo pessoal

Além de engenheira florestal, Ana Erika é formada em Guia em Banho de Floresta para Adultos e Crianças pela Academia Alemã de Banho de Floresta e Saúde. Às 8h30 do sábado (20) e às 14h30 de domingo (21), ela estará guiando um Banho de Floresta pela Pousada Marabu. As inscrições são de R$150. Para mais informações, acesse o instagram @chacaramarabu ou @waldbaden_banho_de_floresta.

* estagiária sob supervisão de Patrícia Maria Alves (editora).

FOLHA NO YOUTUBE