A nona morte ocasionada por coronavírus foi confirmada em Londrina nesta quinta-feira (23) pela prefeitura. O paciente era um homem de 83 anos, com diabetes. Ele estava internado no Hospital da Zona Sul desde 31 de março, com o óbito sendo registrado na última segunda-feira (20) por insuficiência respiratória.

De acordo com o município, o primeiro exame para a Covid-19 deu negativo, entretanto, na coleta pós-morte o resultado foi positivo. O homem começou a passar mal em casa, com a família acionando o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele foi levado diretamente para o hospital.

A taxa de mortalidade em Londrina é de 9,7%, acima do percentual do Brasil (6,6%) e do Paraná (5,5%). Todas as vítimas fatais apresentavam comorbidades, sendo cinco homens e quatro mulheres. Seis eram pessoas com mais de 60 anos. O mais novo a morrer por coronavírus no município tinha 37 anos.

Já os casos confirmados da doença na cidade somam 92, sendo dois a mais que no informe de quarta-feira (22). A maioria, 66 pessoas, já está recuperada. Outras dez internadas permanecem internadas e 7 em isolamento domiciliar. Quarenta e quatro notificações são tratadas como suspeitas e 768 já foram descartadas.

Os poderes público municipal e estadual planejam a ampliação de realizações de testes na cidade. A prefeitura deverá assinar até semana que vem contrato com laboratórios privados para realização de cerca de 150 exames semanalmente. Londrina recebeu, depois de repasse do Ministério da Saúde, 2,6 mil testes rápidos, que vão ser direcionados para profissionais da área da saúde e forças de segurança.

Além disso, nos próximos dias o laboratório da UEL (Universidade Estadual de Londrina) vai começar a realizar testes com reagentes adquiridos pelo executivo. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) prometeu ajudar com os produtos. “Vamos colocar reagentes para ter uma quantidade de testes para auxiliar pacientes internados em unidades hospitalares, principal no HU (Hospital Universitário), que é a referência”, destacou Beto Preto, secretário estadual de Saúde.