Pinheiro flutuante de 25 metros de altura é atração no Lago Igapó 2
Pinheiro flutuante de 25 metros de altura é atração no Lago Igapó 2 | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Estadão Conteúdo

Diversas famílias se reuniram no entorno do Lago Igapó 2 no início da noite desta sexta-feira (22) para acompanhar a contagem regressiva da inauguração da decoração natalina, do projeto "Londrina Cidade Iluminada". O símbolo deste momento foi o pinheiro flutuante, que tem 25 metros de altura, posicionado em frente ao novo letreiro escrito "Eu Amo o Natal de Londrina", de frente para avenida Higienópolis.

Diversos pontos da cidade foram iluminados simultaneamente. Foram acessas as 15 estruturas metálicas - no formato de árvores de Natal - iluminadas com luzes de LED, além da Casa do Papai Noel, do Centro Cívico, do Museu Histórico, Barragem do Lago Igapó, Catedral Metropolitana, entre praças e rotatórias. Ao todo são 26 locais com decoração natalina.

O investimento da Prefeitura foi de R$ 1,6 milhão, o primeiro executado pela atual gestão. Para o prefeito Marcelo Belinati (PP), a decoração trará um retorno para o comércio e ao setor de serviços. "Teremos também atrações culturais até o dia de Natal para trazer famílias de outras cidades da região, o que atrai emprego e resgata a autoestima do londrinense."

Já o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes, disse acreditar que a iluminação trará maior movimento ao comércio, principalmente a partir do dia 29 de novembro, quando as lojas começam a funcionar em horário estendido. "O que aconteceu nos outros anos é que muitas pessoas saíram daqui para acompanhar a iluminação e shows em outras cidades. Agora você tira o londrinense de casas e atrai outros visitantes."

O técnico em eletrônica Roberto Fattori e a administradora de empresas Andrea Ramas levaram as duas filhas para conferir a nova iluminação. "É um recurso empregado que muitos dizem desnecessário, mas acho que as verbas fundamentais já estão destinadas. Cabe a cada gestor empregar bem esses recursos. Mas considero que Londrina precisa disso", disse Andrea.

Já dona de casa Angela Placidio Vieira levou a família para o evento com intuito de mostrar o lado emocional do Natal, não só das compras. "Eu estou revivendo o que eu fiz com minhas filhas há anos, e hoje estou com meus dois netos".