Inserida no calendário esportivo de Londrina e bastante aguardada, 8ª edição da corrida Go Pink foi realizada neste domingo (13) e também integra ações do Movimento Outubro Rosa (MOR) mês de conscientização sobre prevenção do câncer de mama.

As práticas começaram às 7 horas da manhã no Aterro do Lago Igapó 2 com percursos de 4 km e 8 km para a corrida , 4 km Kangoo e 2,7 km de caminhada.

A prova foi organizada pela Capa Eventos e a ocasião foi também de celebração para quem está curado do câncer. Houve uma premiação especial, dedicada aos atletas que já tiveram câncer. Foi um pódio bastante aplaudido e respeitado por todo o público presente.

Promovido pelo Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e pelo Movimento Outubro Rosa (MOR), o evento prima por fortalecer a Campanha Outubro Rosa e alertar a população sobre o câncer de mama, que é o principal tipo de câncer na população feminina.

Coordenadora do voluntariado do Hospital do Câncer, Iracema Fabian explica que a corrida tem um papel relevante nesse movimento.

"A corrida é justamente uma forma de se falar sobre saúde. Estar com a mamografia em dia, fazer atividade física são formas importantíssimas de prevenção", lembra.

Com 2100 inscritos e expressivo número de incentivadores e familiares presentes em toda a prova e premiação, a 8ª edição da Go Pink recebeu atletas independentes de outros municipios e também de assessorias de corrida de outras cidades - que em todas as provas fazem questão de prestigiar o evento esportivo, em razão da causa.

"O sucesso cada vez maior da corrida Go Pink reflete-se na conscientização de todos, pois é preciso cuidar da saúde e fazer os exames preventivos. Assim , no caso de uma confirmação de câncer, o tratamento será mais rápido e com muito mais possibilidade de cura total", salienta Fabian.

Para a coordenadora, as ações espontâneas da mídia na divulgação da Go Pink e todas as campanhas em prol do Hospital do Câncer são de grande valia, ela agradeceu a Folha de Londrina pela abordagem e espaço.

"Agradecemos toda essa visibilidade positiva que vocês proporcionam, pois ajuda muito o hospital. Dependemos da ajuda de todos e por isso também precisamos lembrar que o hospital existe para ajudar a população mais carente num momento muito difícil e que toda ajuda é necessária, acrescentou.

A corrida contou com a presença do presidente do HCL, Francisco Ontivero, de 91 anos.

A corrida contou com a presença do presidente do HCL, Francisco Ontivero
A corrida contou com a presença do presidente do HCL, Francisco Ontivero | Foto: Vinicius Ferreira do Nascimento/ HCL

HOSPITAL DO CÂNCER DE LONDRINA

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) é uma instituição filantrópica, especializada em atenção oncológica - e figura-se entre os principais hospitais de câncer do Brasil e, no Paraná, é referência para 166 municípios.

Por seu caráter filantrópico, dedica mais de 90% da capacidade para o atendimento de pacientes do SUS, por meio de 50 áreas médicas. Com disposição de 189 leitos ao total e mais de 22 mil metros quadrados, a instituição conta com uma estrutura completa para atendimento adulto e pediátrico.

São cerca de 1.800 pacientes por dia para atendimento ambulatorial e em caráter de internação. Anualmente, são ofertados mais de um milhão de atendimentos, com uma média de mais de 80 mil atendimentos ao mês.

SERVIÇO:

Saiba mais sobre o HCL

@hcllondrina

www.hcl.org.br

Rua Lucilla Ballalai, nº 212 Jardim Petrópolis - Londrina