Imagem ilustrativa da imagem Capela do Heimtal é o tema do segundo episódio do “Que lugar é esse?”
| Foto: Anderson Coelho/14-02-2014

A igreja que não passa despercebida por quem trafega entre o patrimônio do Heimtal e a zona norte de Londrina é o tema do segundo episódio do “Que lugar é esse?”, a série audiovisual da FOLHA que conta a história de espaços e monumentos da nossa cidade. O episódio de estreia foi sobre a torre de captação de água da Sanepar instalada na zona leste.

Construída nos anos 30, junto com a própria cidade, a capela do Heimtal tem o charme de ter sido erguida em barro e mantém as características originais, ainda que tenha passado algumas obras de reformas e um processo de restauração nesses mais de 80 anos. Vinculada à paróquia da Warta, a capela tem como padroeiro São Miguel Arcanjo.

“A nossa igreja é sempre muito visitada, as pessoas participam de missas porque gostam de São Miguel Arcanjo. A história dele é muito bonita, é um anjo batalhador que protege a nossa comunidade”, afirma Ilda Cantagalli, uma das paroquianas mais antigas e integrante de vários movimentos da capela.

Ela pede inclusive mais atenção do poder público municipal para a histórica capela. “Eu acho que ela tinha que ser mais vista, mais lembrada, por ter a idade que tem e ser conservada. A gente cuida como se fosse histórica, a gente não mexe em nada pra manter o original dela, e gostaríamos que as autoridades lembrassem mais, têm coisas que são mais recentes que são mais lembradas.”