A terceira edição da Caminhada da Natureza - Rotas das Terras Indígenas de São Jerônimo da Serra (Norte Pioneiro), que estava marcada para este domingo (15), foi adiada. Em razão da chuva prevista para o início da semana, os organizadores transferiram o evento para o domingo seguinte (22). De acordo com o Simepar, a probabilidade de chuva é de 97% para este domingo em São Jerônimo da Serra, com volume esperado de 37 milímetros.

Até a última quinta-feira (12), o evento já tinha cerca de 200 participantes inscritos. Ao público interessado em integrar o grupo de caminhantes que já confirmaram presença, as inscrições podem ser feitas, até sexta-feira (20), através do site Ecobooking.

O município é conhecido na região por conta das cachoeiras, cavernas e outras belezas naturais. Além desses espaços, a cidade está próxima de áreas indígenas federais habitadas por povos Guarani, Guarani Ñandeva, Kaingang e Xetá.

Ao longo do circuito de 12km, os participantes poderão ter contato com diversos locais pertinentes à cultura local. A caminhada terá início na praça da Igreja Matriz e irá passar pela praça da Igreja Santo Antônio. O trajeto também compreende o famoso Portal da cidade e os espaços naturais, momento no qual o público terá contato com a Cachoeira João Nogueira e as terras indígenas da região.

A iniciativa existe desde 2007 como uma política pública da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento) e executada pelo IDR-Paraná. As ações buscam valorizar a cultura local e o turismo rural que se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade.

Em 2023, 97 circuitos das Caminhadas da Natureza atraíram 63 mil pessoas, que injetaram cerca de R$ 1,6 milhão na economia das cidades paranaenses. Nos eventos é possível encontrar diversos recursos para amparar e comercializar produtos da agroindústria familiar e artesanatos. O IDR-Paraná e as prefeituras ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, ajudando a potencializar a economia de pequenas propriedades rurais das cidades envolvidas. O projeto também tem apoio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná.