#DomCasmurro

Nos Trending Topics do Twitter esta semana, teve destaque “Bentinho”, do clássico da literatura brasileira, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Virou tradição no Twitter a cada par de meses discutir se Capitu traiu Bentinho no livro. A primeira edição do livro foi lançada em 1900 e já virou até minissérie da Globo, “Capitu”. A história é narrada em primeira pessoa, por Bento Santiago, que acredita ter sido traído por seu amor desde a infância, Capitu, com o melhor amigo, Escobar. A narrativa não esclarece se a traição de fato aconteceu, deixando a interpretação para o leitor. Por isso hoje, mesmo 119 anos depois, a obra de Assis ainda repercute. O que pode ter pautado os internautas novamente é a novela da Globo, “Bom Sucesso”, que trouxe à tona a discussão de Dom Casmurro.

E “Abaporu” também ficou nos trends depois que um usuário do Twitter criticou a obra de Tarsila do Amaral. Ele comparou com a obra de Pedro Américo “Batalha do Avaí” alegando que a segunda representa o Brasil melhor. A publicação fez com que os internautas saíssem em defesa do Abaporu.

Imagem ilustrativa da imagem PONTOS DA SEMANA
| Foto: Reprodução

#Temer

Na última terça-feira (17) as hashtags #Temer e #Foi Golpe explodiram no Twitter depois de uma entrevista que o ex-presidente Michel Temer concedeu no programa Roda Viva, da TV Cultura. Para os entrevistadores, ele fez uma das afirmações mais citadas no microblog: "Eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe. Eu não poderia ser o articulador de um golpe porque chegaria muito mal no governo". A declaração foi feita no contexto de uma pergunta sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e da divulgação dos grampos dela com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mesmo dia em que era esperada a nomeação dele para a chefia da Casa Civil do governo Dilma. Para Temer, caso Lula assumisse o cargo, é "muito provável" que o impeachment não tivesse ocorrido.

Imagem ilustrativa da imagem PONTOS DA SEMANA
| Foto: Agência Estado

#ForçaBolsonaro

Submetido a uma cirurgia no dia 8 de setembro para correção de uma hérnia, quarto procedimento desde que recebeu uma facada no abdômen em 2018, o presidente Jair Bolsonaro recebeu mensagens de apoio e pronta recuperação através da #ForçaBolsonaro, que chegou aos Trending Topics do Twitter. Ele recebeu alta na segunda-feira, 16, e já retornou ao exercício da presidência.

Imagem ilustrativa da imagem PONTOS DA SEMANA
| Foto: Marcos Correa/PR

#Cigarro

Está em tramitação na Câmara de Londrina o projeto de lei que proíbe fumar em parques, praças, ginásios, piscinas, clubes e demais espaços públicos. De autoria do vereador Gerson Araújo (PSDB), o PL restringe o uso e também a publicidade de cachimbos, cigarrilhas, charutos e cigarros eletrônicos. A proposta ainda tem de ser analisada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).O PL segue os moldes da decisão da Prefeitura de São Paulo, que proibiu o fumo em parques no final de agosto. Lá, a multa para quem comete a infração é de R$ 500.

Imagem ilustrativa da imagem PONTOS DA SEMANA
| Foto: iStock