Esportes nas escolas mantêm educação em movimento
Práticas esportivas nas escolas municipais promovem bem-estar físico e mudanças significativas no aprendizado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de setembro de 2022
Práticas esportivas nas escolas municipais promovem bem-estar físico e mudanças significativas no aprendizado
Walkiria Vieira - Grupo Folha
A disciplina de educação física integra a grade curricular de alunos do município e, diante dos inúmeros benefícios reconhecidos, a Prefeitura de Londrina, desde o início do semestre, tem investido em esportes para incentivar os alunos a manterem o corpo em movimento. O resultado é perceptível nos ânimos dos estudantes, na satisfação dos pais e também para os professores de todas as disciplinas.
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Os projetos esportivos e os projetos culturais iniciados no início do semestre seguem em atividade e foram levados às escolas com apresentação de um desafio maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o qual mede a qualidade do ensino e aprendizado. Nesse período de experiência, também são observados: avanços na concentração, desenvolvimento e determinação para ir bem nos estudos e no esporte.
Na Escola Municipal Américo Sabino Coimbra, na região norte de Londrina, o judô é oferecido, sendo que atualmente 80 alunos estão matriculados na modalidade, divididos em quatro turmas - do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a sensei Kesseley Tamara Prestes do Nascimento, as melhoras são observadas até mesmo em relação à coordenação motora e cognição dos alunos.
Segundo a professora, a proposta é também enriquecedora do ponto de vista cultural. "É uma forma de difundir esse esporte e, entre as tarefas que passo, peço que pesquisem sobre o judô. Eles mostram interesse por atletas reconhecidos e já estão em fase de preparação para a mudança de faixa, que será a cinza. Essa motivação é também importante, pois a motivação contagia outras áreas", diz Nascimento.
No treino da última quinta-feira (8), a aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, Vitória Gabriely Vieira da Silva, 10 anos, vestiu o quimono pela primeira vez. "Eu me senti ainda mais importante hoje". A estudante conta que fez a aula experimental, depois outra, foi gostando e segue disposta. Seu colega Cesar Samuel da Silva Teles, 9 anos, cursa o 3º ano e demonstra destreza nos tatames. "Eu estou aprendendo e quero evoluir", dispara.
FUTSAL E TAEKWONDO
Na Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, na região Sul de Londrina, a diretora Flaviani Baraldi considera que as atividades físicas possuem um papel importante no aprendizado dos 700 alunos matriculados. Além do curso de bombeiro mirim e de escoteiros, o futsal é outra opção de atividade física para os alunos no período noturno. "Embora o entendimento deles seja de puro lazer, pois amam o esporte, divertem-se, aprendem e gastam muita energia. Os alunos não tenham uma perspectiva dos desdobramentos positivos nessa fase, mas desfrutam e levam a sério", afirma.
Baraldi observa o comprometimento dos atletas, assim como a proximidade que o esporte proporciona entre os familiares. "Há uma infinidade de aspectos positivos e, além da ação de integrar, a atividade proporciona transformações no comportamento em sala de aula em todas as disciplinas", cita.
O instrutor de futsal Roger Henrique de Souza Silva comando os treinos na Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro e também considera que o esporte promove reflexos positivos. "A questão de saber lidar com a vitória e a derrota, respeitar o colega, colocar-se na posição outro e até na formação de amizades, pois um colega vem pelo convite do outro e isso fortalece os laços".
A sociabilidade, a saúde física e mental também são trazidas na fala pelo treinador, que possui retorno dos pais, alunos e até de médicos dos alunos. "Fizemos um torneio na escola, receberam até medalha, ficaram muito felizes e motivados, sendo que esse também tem sido um fator importante de integração após o período de pandemia, pois o afastamento deixou muitas marcas e o esporte chega também para fazer a diferença nesse processo", afirma Silva.
Na Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, desde 2016 um projeto de taekwondo, idealizado pela Associação de Pais e Mestres (APM), dá mais sentido à convivência escolar. De acordo com a diretora da unidade, Renata Andrea Massi, a introdução do esporte trouxe um novo significado para os estudantes, pois gerou motivação.
Entre os benefícios observados, Massi, relata: "O respeito ao colega e a seus próprios limites, o autocontrole, a convivência, o comprometimento e a responsabilidade". Massi explica ainda que existe um diálogo muito positivo entre os professores de educação física e taekwondo com os demais professores e a direção e com isso é possível acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.
Bom filho, bom amigo, bom aluno e saber respeitar a todos. É assim que tem que ser do ponto de vista de Massi, pois o esporte tem um papel determinante na formação de cidadãos. "Temos um olhar especial aos que passam por momentos de mais vulnerabilidade e sabemos da importância dessa acolhida", reflete.
A diretora explica que o projeto iniciou antes de sua gestão e para ela é um compromisso manter as atividades. "No nosso bairro, não temos um centro de convivência e por isso não trancamos os portões da escola e assim a comunidade pode usar a nossa quadra. "Recebemos o atendimento e toda a orientação da Equipe PW Taekowondo Team/ Madureira, com os responsáveis Mestre Vagner Lopes, professores Patrício Loriano e Murilo Henrique , auxiliares Cristina Cavalcante e Igor Cavalcante com supervisão geral do Grão Mestre Fernando Madureira", destaca.
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