O Verão Maior Paraná 2024, programação cultural promovida pelo Governo do Estado do Paraná, é o primeiro evento este ano a receber o Selo de Reconhecimento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Na última semana, representantes do governo firmaram um acordo para o pagamento de direitos autorais para remunerar os compositores que terão suas músicas tocadas na programação que vai até até 24 de fevereiro em diversas cidades paranaenses.

O Selo de Reconhecimento do Ecad tem o objetivo de valorizar a adimplência de eventos e festivais realizados em todo o país e defender o direito de compositores pela remuneração de suas canções que tocam publicamente. Os autores de músicas nem sempre sobem aos palcos, como os intérpretes e músicos acompanhantes, e, desta forma, não recebem cachê musical, destinado a quem participa dos shows. Além do pagamento pelo licenciamento musical, os organizadores e promotores dos eventos também precisam enviar ao Ecad os roteiros com as canções tocadas nos palcos para identificação e distribuição dos valores em direitos autorais.

A programação cultural do Verão Maior Paraná conta com eventos gratuitos de música e de cinema e terá 27 shows nacionais em arenas instaladas no balneário Flamingo, em Matinhos, e no Centro de Eventos Marisol, em Pontal do Paraná, além de outros três palcos montados em Caiobá, Shangri-lá e Guaratuba. As cidades de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba, no litoral, receberão eventos circenses e teatrais. Entre os artistas confirmados estão Luan Santana, Roupa Nova, É o Tchan, Jorge e Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Dudu Nobre, Chiclete com Banana, Raça Negra, Simone Mendes, Relespública, Banda Mais Bonita da Cidade, Tuyo, Black Maria e outros.

* Com assessoria de imprensa.