Com o tema “Poesia em Toda Parte”, a 43ª Semana Literária do Sesc homenageia os 80 anos de um dos grandes mestres da palavra: Paulo Leminski. Mas, segundo os organizadores, não é apenas sobre Leminski que ecoam os versos desta edição especial. É sobre a poesia em sua essência mais ampla, sobre a magia que se manifesta em cada linha escrita. Trata-se de um convite para os leitores que têm sede de poesia, para todos os que buscam refúgio nas entrelinhas.

Além disso, a Semana Literária Sesc e Feira do Livro oferece uma variada programação com bate-papos, palestras, apresentações culturais, contações de histórias, exposições, shows e oficinas, proporcionando uma oportunidade ímpar aos participantes.

A 43ª edição começa nesta quarta-feira (7) e segue até domingo (11) simultaneamente em 27 cidades do Paraná.

LEIA TAMBÉM:

Banda Jovem Dionísio fez show energético em Londrina

Em Londrina, o Sesc Cadeião Cultural receberá mais de 20 artistas de diversos lugares do país para o encontro com seu público, para trocas com artistas locais e para proporcionar uma programação intensa e singular, com nomes como Socorro Acioli, Giovana Madalosso, Micheliny Verunschk, Raphael Montes, Ryane Leão, Fabricio Corsaletti, Guilherme Gontijo Flores, Ricardo Pedrosa Alves, André Neves, Kiara Terra e Bruna Lucchesi, além de outros nomes que trarão seus trabalhos nas apresentações e, também, em uma incrível exposição que homenageará os 80 anos de Paulo Leminski. A exposição "Leminski: Modos de (O)Usar", conta com os seguintes artistas: Alana Gentil, Amanda Madalosso, Guilherme E Silveira, Isabella M. Píccolo, Patrícia Caetano, Paula L. Guasti e Valter C. Moreira.

"Leminski: modos de (o)Usar" é uma celebração da inquietação criativa e da fusão de linguagens artísticas que marcam a obra de Paulo Leminski, um dos mais icônicos poetas brasileiros da contemporaneidade. Esta exposição, em memória aos seus 80 anos, convida o visitante a mergulhar no multifacetado universo Leminskiano tomado de empréstimos pelos artistas aqui reunidos que têm a vanguarda e a experimentação como protagonistas.

Kiara Terra abre a Semana Lietrária com a "Contação de Histórias: a história aberta"
Kiara Terra abre a Semana Lietrária com a "Contação de Histórias: a história aberta"

PROGRAMAÇÃO INTENSA

Nesta quarta-feira (7), a Semana Literária será aberta com "Contação de Histórias: a história aberta", com Kiara Terra, das 10h e 15h. O evento é dedicado a alunos e professores das escolas públicas e ao público em geral. A história aberta é um espetáculo de narração de histórias com escuta apurada, delicadeza e vigor cênico. Kiara Terra propõe que as crianças sejam coautoras do espetáculo à medida que ouve suas ideias, memórias e perguntas e transforma essa escuta em cenas curiosas, engraçadas e emocionantes.

Às 18h30 acontece a sessão de autógrafos com Socorro Acioli

Às19h, será a vez do espetáculo “Enquanto contava Chico Rei”, com a Cia. Girolê (Curitiba). Os ingressos podem ser retirados a partir das 15h.

Galanga Quiocala, mais conhecido como Chico Rei, era conhecido não somente pelas suas habilidades em engenharia de Minas , mas também por seu carisma, alegria, inteligência e seu grande talento para contar histórias. Contam que durante o período que em viveu nas terras de Vila Rica, hoje, Ouro Preto, reunia crianças e o povo escravizado para contar as memórias de sua terra na África. Nesta apresentação, contos de origem como Furos no Céu, Orum da África e Nos Tempos do Navio serão alinhavadas pela força do cancioneiro popular africano.

As narrativas são feitas pelas contadoras Cleo Cavalcantty , mineira radicada em Curitiba e que pesquisa a história de Chico Rei (O rei do Congo), e por Amaranta Chagas, formada em teatro e narrativas orais pela UFOP ( Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais.

Também às 19h acontece o Plantão Literatura Londrinense, com Agnes Izumi, Ana Cristina Pereira, Eduardo Baccarin, Layse Moraes,

Victor Hugo Barbosa.

MESA DE ABERTURA

À 19h30, será realizada a mesa de abertura da 43ª Semana Literária do Sesc: "Escrever para Existir". A escritora Socorro Acioli vai falar de sua mais recente obra, "Oração para desaparecer" - livro mais vendido durante a Flip 2024 -, e sobre escrever e habitar o/no mundo contemporâneo.

Socorro Acioli nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1975. É jornalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal Fluminense e professora da Universidade de Fortaleza, onde coordena a especialização em Escrita e Criação.

Em 2013, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria infantil com a obra "Ela Tem Olhos de Céu" (Editora Gaivota, 2012). No ano seguinte, publicou A Cabeça do Santo (Companhia das Letras), que ganhou edições na Inglaterra, Estados Unidos, França, México e Itália. Em 2023, estreou na poesia com Takimadalar, as ilhas invisíveis (Círculo de Poemas) e lançou, em 2023, "Oração Para Desaparecer"(Companhia das Letras), seu segundo romance e o livro mais vendido na Flip 2023.

A mediação será de Bárbara Marques, doutora em Letras, professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e do Programa de

Pós-graduação em Letras da UEL.

Socorro Acioli, autora do livro mais vendido na Flip 2024, "Oração para desaparecer", faz a mesa de abertura da 43ª Semana Literária do Sesc em Londrina
Socorro Acioli, autora do livro mais vendido na Flip 2024, "Oração para desaparecer", faz a mesa de abertura da 43ª Semana Literária do Sesc em Londrina | Foto: Divulgação

A programação pode ser conferida no site do Sesc Cadeião, no site Sesc/ Semana Literária


* Com assessoria de imprensa.