Autor de "Encruzilhadas", primeiro volume de uma trilogia que acompanha uma típica família norte-americana dos anos 70 aos dias atuais, o escritor Jonathan Franzen estará no Roda Viva na segunda-feira (5). O romancista americano irá debater sobre religião, adultério e muitos outros dilemas morais que estão em sua nova trama, que acaba de ser lançada no Brasil. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar a partir das 22h, na Cultura, aplicativo Cultura Play, site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

Jonathan Franzen, que em 2010 lançou seu livro mais famoso, Liberdade, foi o primeiro escritor a estampar a capa da prestigiada revista Time, em mais de uma década, como "o grande romancista americano". Além disso, esteve entre os finalistas do prêmio Pulitzer e venceu diversas outras premiações, incluindo o National Book Award e James Tait Black Memorial Prize.

Para entrevistar o romancista, o Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Pedro Pacífico - advogado e produtor de conteúdo literário; Gabriela Mayer - jornalista e crítica literária, apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo; Carlos Graieb - diretor do portal O Antagonista e da revista Crusoé; Ruan de Sousa Gabriel - repórter do jornal O Globo; e Ubiratan Brasil - editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo.

Nesta edição, as ilustrações ficarão por conta da cartunista e quadrinista Julie Pena, que já teve seus trabalhos publicados em diversas revistas femininas, além de veículos como Folha de S.Paulo e Piauí.