Olhar para o Estado como um todo, compreender suas peculiaridades e fortalecer a relação com as universidades é o ponto de partida da Secretaria da Cultura (SEEC) para estreitar laços com os municípios e investir na cultura.

Nesta quarta-feira (3), durante cerimônia de apresentação da instalação do Núcleo Regional de Cultura em Londrina, a Secretária Estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, afirmou que este é um passo importante também para valorizar a cultura de cada região, assim como os produtores culturais que tanto contribuem para a circulação da arte. As universidades estaduais são os pontos de disseminação dessa nova política.

No período da manhã, foi a vez do Núcleo Regional de Cultura de Jacarezinho, instalado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Na noite desta quarta-feira foi vez de Maringá receber o cerimonial na UEM (Universidade Estadual de Maringá).

A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Cultura (SEEC), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em Londrina, o escritório irá funcionar no prédio da DAP - Divisão de Artes Plásticas da UEL, localizado na rua Pernambuco, 540 - região central da cidade.

A secretária enalteceu a cessão do espaço pela universidade e destacou a relevância da parceria. "A Secretaria Estadual de Cultura está mais próxima dos fazedores e fazedoras da Cultura." E completou: " Assumimos que já havia um namoro entre o governo do estado e as universidades para que isso se concretizasse. Era um namoro à distância e agora podemos dizer que é um casamento, pois estamos dividindo o mesmo teto e as despesas", descontraiu.

Luciana Casagrande Pereira, secretaria de Cultura do PR, anunciou em Londrina o novo projeto de política cultural do estado
Luciana Casagrande Pereira, secretaria de Cultura do PR, anunciou em Londrina o novo projeto de política cultural do estado | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

UNIVERSIDADES: SETE NÚCLEOS REGIONAIS

Além de Jacarezinho e Londrina, compõem os núcleos as universidades estaduais nos municípios de Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro-Sul), Maringá (Noroeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais) e Francisco Beltrão (sudeste).

Pereira ratificou a importância da verba à disposição e de se apropriar dela. "Temos recursos, eles são oriundos do governo federal e temos a obrigação de fazer bem feito para não perdermos essa conquista que representa tanto ânimo para a cultura e para o povo. Sabemos do comprometimento, seriedade dos agentes culturais e, graças ao planejamento, temos essa garantia para os próximos cinco anos".

De acordo com o diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura, André Avelino da Silva, a verba disponível para o Estado é de 40 milhões. Para o Norte do Paraná serão destinados R$ 6 milhões. Os recursos são provenientes da Lei Aldir Blanc, do governo federal.

O Núcleo de Cultura de Londrina será coordenado pela agente Ana Paula Mariano Santos. "O nosso papel será o de receber no espaço oferecido em parceria com a UEL as entidades e agentes culturais, dar suporte técnico, suporte prático e operacional para o desenvolvimento das propostas culturais".

Agentes como Santos também irão contribuir no mapeamento de iniciativas culturais para o desenvolvimento de potencialidades locais e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, segundo o projeto.

FACILITAÇÃO DAS ATIVIDADES CULTURAIS

Participaram da cerimônia a reitora da Universidade Estadual de Londrina, Marta Favaro , o vice-reitor, Airton Petris, o chefe e curador na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL, Danillo Gimenes Villa, e o assessor de Assuntos Culturais da SETI, Rene Wagner.

Wagner valorizou a capacidade das universidades para apoiar no desenvolvimento cultural. "Os Núcleos irão aproximar a Secretaria dos prefeitos, dos secretários de cultura, facilitar o contato com os artistas, os produtores culturais, que poderão levar suas demandas. Vão auxiliar no aumento de repasses, de investimentos, para que todas as regiões sejam representadas nos processos culturais”, destacou.

Na ocasião, Wagner anunciou que o MEC - Ministério da Educação - autorizou o curso de extensão de Gestão de Patrimônio e de Inovação da UEL.