Criado em 1996 com o objetivo de levar alegria a crianças internadas em hospitais de Londrina, o Plantão Sorriso está comemorando 25 anos de existência. Para celebrar a data, a trupe de palhaços acaba de lançar um livro que resgata momentos marcantes dessa trajetória. Escrito pela jornalista Emilia Miyazaki, primeira integrante do grupo, e ilustrado com fotos históricas e tiras em quadrinhos, “Plantão Sorriso – 25 anos de Alegria” reúne uma seleção de crônicas inspiradas nos relatórios produzidos pelo elenco, depoimentos de médicos, de antigos palhaços e dos atores do grupo.

O Plantão Sorriso dentro dos hospitais foi um projeto pioneiro no sul do País e , na época de sua criação, contou com a assessoria dos Doutores da Alegria, de São Paulo, e do palhaço Picolino, de Londrina
O Plantão Sorriso dentro dos hospitais foi um projeto pioneiro no sul do País e , na época de sua criação, contou com a assessoria dos Doutores da Alegria, de São Paulo, e do palhaço Picolino, de Londrina | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Viabilizada com recursos do Programa de Incentivo a Cultura (Promic), a publicação resgata em 96 páginas momentos históricos do projeto pioneiro no sul do país, e que na época de sua criação contou com a assessoria dos “Doutores da Alegria”, de São Paulo, e do saudoso palhaço londrinense Picolino (Ricardo Queirolo). “Esses 25 anos de vida estão diretamente relacionados ao comprometimento de cada palhaço e palhaça que participou dessa história para que chegássemos até aqui. De um elenco profissional e muito focado em atender as crianças que estão nos hospitais, entregando um trabalho de qualidade e de respeito a todos que estão vivendo esse momento delicado. O resultado é um livro com muita cor, feito com muito carinho e cheio de emoção.” ressalta Emilia Miyazaki, autora da obra.

A jornalista Emília Miyazaki, autora do livro, foi a primeira integrante do Plantão Sorriso
A jornalista Emília Miyazaki, autora do livro, foi a primeira integrante do Plantão Sorriso | Foto: Acervo pessoal

O livro destaca também diversas atividades produzidas pelo Plantão além das visitas aos hospitais, como cursos, palestras, espetáculos teatrais e shows musicais – além de uma série de crônicas produzidas por Aneliza Paiva, jornalista e coordenadora artística da companhia. “Desde que entrei no Plantão, em 2004, escrevo com alguma frequência, relatórios sobre as visitas aos hospitais e as vivências no projeto. Sempre me encantei com a riqueza dessas pequenas histórias que vivemos diariamente nos hospitais. Então, revirei arquivos lendo relatórios de palhaços e palhaças desde o início do projeto, caçando histórias para contar em formato de crônica. Na tentativa de mostrar um pouquinho das lindezas (e desafios) que a gente vive sendo palhaça e palhaço do Plantão Sorriso”, afirma a cronista.

Com um elenco formado por atores profissionais, treinados e capacitados para atuar no ambiente hospitalar, o trabalho do Plantão Sorriso já beneficiou milhares de pessoas, proporcionando momentos de descontração, risos e brincadeiras. A diversão contagia não só as crianças hospitalizadas, mas também os familiares e toda a equipe de saúde dos hospitais, comprovando que a união entre a arte e a ciência é uma importante aliada no tratamento dos pacientes.

As visitas realizadas semanalmente pelos palhaços e palhaças do Plantão Sorriso aos hospitais em Londrina ao longo dos últimos 25 anos contabilizam 600 mil atendimentos. Uma linda estatística para se comemorar. Como reconhecimento ao notável trabalho prestado, o Plantão Sorriso recebeu em 1999 os Títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual; e em 2015, com a Medalha Ouro Verde – a maior honraria concedida pelo Município de Londrina.

.
. | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Serviço:

Livro: “Plantão Sorriso – 25 anos de Alegria”

Quanto – R$ 30

À venda pelo site plantaosorriso.org.br