Londrina volta à rota das turnês de espetáculos musicais a partir deste final de semana após um hiato de 20 meses provocado pela pandemia de Covid-19. O primeiro artista conhecido nacionalmente a subir em palcos londrinenses nesta fase de retomada é o cantor Paulo Ricardo. O ex-vocalista da banda RPM se apresenta neste sábado (30), no Teatro Marista em duas sessões, às 20h e às 22 horas.

“O público de Londrina está carente de shows. Em poucos dias os ingressos para ver o Paulo Ricardo se esgotaram. Diante da grande procura, além do show que já estava agendado para às 22 horas, optamos por abrir uma sessão extra, às 20 horas, comenta Marco Aurélio Giustino, proprietário da MG Entretenimento, empresa que está trazendo o cantor para a cidade. O empresário comenta que apesar do entusiasmo demonstrado por parte do público, algumas pessoas ainda se mostram reticentes em voltar à plateia durante a pandemia. “Muita gente comenta que só voltará a frequentar shows no ano que vem. É compreensível esse receio. Porém, podemos afirmar que é seguro assistir ao espetáculo no teatro, onde todas as medidas de segurança são rigorosamente respeitadas”, afirma.

Paulo Ricardo: "O Paraná tem um dos públicos cativos pro rock nacional mais fortes e fiéis do Brasil"
Paulo Ricardo: "O Paraná tem um dos públicos cativos pro rock nacional mais fortes e fiéis do Brasil" | Foto: Isabella Pinheiro/ Divulgação

Segundo ele, entre os cuidados sanitários adotados para garantir a segurança do público, estão a redução de 50% da capacidade de público do Teatro Marista. “A cada poltrona ocupada haverá outra isolada por fitas. Além disso, exigiremos que o público use máscara e apresente a carteira de vacinação ou exame negativo de Covid-19. Haverá ainda aferição de temperatura e disponibilizaremos álcool em gel para toda a plateia”, destalha Giustino.

O empresário afirma que a escolha de Paulo Ricardo para a retomada da agenda de shows na cidade se deve ao público cativo que o cantor tem em Londrina e que acredita que a agenda cultural voltará ao normal somente em 2022. “Acho que no ano que vem os shows voltarão a ocorrer com força total na cidade. Porém alguns espetáculos já serão apresentados este ano. No dia 19 de novembro, traremos novamente a Londrina o espetáculo Queen Celebration Concert, que é um grande show com banda e orquestra. A procura por ingressos tem sido grande e por isso além da sessão extra devemos abrir uma terceira apresentação desse show. Outros espetáculos serão promovidos no ano que vem, quando esperamos que tudo tenha voltado ao normal”, comenta.

Conforme a FOLHA divulgou em reportagem na semana passada, a retomada de shows em Londrina em 2021 contará ainda com apresentações de Gusttavo Lima (28/11), Thiaguinho (11/12) e Israel & Rodolfo (18/12).

ROCK EM VERSÃO VOZ E VIOLÃO

Na época em que era vocalista da banda RPM, Paulo Ricardo foi protagonista de um dos maiores fenômenos que aconteceram no rock nacional. Há exatos 35 anos, o grupo liderado por ele tornou-se o maior vendedor de discos da história, com 3 milhões de cópias comercializadas do álbum “Rádio Pirata ao Vivo”, lançado em 1985. A turnê homônima também quebrou recordes de público e foi vista por mais de 2 milhões e 500 mil pessoas que lotaram 250 shows pelo país afora.

.
. | Foto: Isabella Pinheiro/ Divulgação

Diversas músicas do disco “Rádio Pirata ao Vivo” lideraram o topo das paradas radiofônicas no Brasil. Sucessos como “Olhar 43”, “Rádio Pirata”, “A Cruz e a Espada” e “London London” se tornaram clássicos do rock nacional. Grandes hits do RPM e da carreira solo de Paulo Ricardo, como a romântica canção “Dois”, estão presentes no espetáculo “Voz e Violão” que o cantor apresenta em Londrina neste sábado, no palco do Teatro Marista.

Em entrevista à FOLHA, Paulo Ricardo fala sobre a retomada de shows durante a pandemia, novas composições e os próximos projetos profissionais.

Como surgiu a ideia de produzir um show de voz e violão?

A pandemia foi terrível e nos distanciou não só do público dos shows, mas uns dos outros. E eu como baixista fiquei distante um ano e meio da banda e me voltei pro violão. E isso trouxe naturalmente um desejo de mostrar essas novas versões de violão e voz para o público. Eu sempre relutei em trazer essas canções pra esse contexto do violão e voz, muito ligado à MPB. Mas eu descobri muitas raízes no blues e na folk music que serviram como uma luva pra essas canções e que me animaram muito, me deixaram muito empolgado em relação a essas novas leituras. O compositor costuma dizer que a música não funciona no violão e voz não adianta você incrementar na produção e é justamente isso que esse espetáculo prova as boas canções permanecem ricas interessantes e vivas também dentro desse formato.

Quais são seus próximos projetos artísticos?

Nós vamos lançar um DVD com esse espetáculo “Voz e Violão” e um CD com músicas inéditas e algumas canções desse espetáculo. Isso deve acontecer muito em breve e logo depois nós vamos retomar o projeto chamado Acustic Live volume dois, com regravações versões acústicas de clássicos do pop rock paralelamente já estamos trabalhando num disco de músicas inéditas autorais para 2022.

Você conquistou um público bastante cativo em Londrina e outras cidades do Paraná desde a época do RPM. Tem alguma ligação especial com os fãs paranaenses?

O Paraná tem um dos públicos cativos pro rock nacional mais fortes e fiéis do Brasil. Gostaria de parabenizar o público paranaense pela coragem, pela força e pela decisão de mostrar pro Brasil que agora já com boa parte a maioria da população vacinada a gente já pode retomar as atividades e a vida normal. Eu estou sendo um dos primeiros artistas a voltar com as turnês. Estou muito contente de poder estar aí à frente da reabertura dos shows no estado.

Serviço:

Show “Voz e Violão”, com Paulo Ricardo

Quando - Sábado (30), às 20h (sessão extra) e 22h (ingressos esgatados)

Onde – Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240)

Quanto – A partir de R$ 90 + taxa adm

Ponto de venda – www.diskingressos.com.br